
A captura de Nicolás Maduro durante a ação militar dos Estados Unidos na Venezuela gerou uma onda de memes nas redes sociais, impulsionada pelo próprio presidente norte-americano, Donald Trump. Em sua conta na Truth Social, Trump publicou um vídeo ironizando a prisão do líder venezuelano, que aparece vendado, usando fones de ouvido e segurando uma garrafa de água.
A repercussão ganhou ainda mais força quando a Casa Branca republicou um meme no X, antigo Twitter. Na plataforma, “Venezuela” e “Trump” figuraram entre os assuntos mais comentados do mundo, com mais de 116 milhões de postagens relacionadas ao episódio.
O vídeo divulgado pela Casa Branca utiliza um discurso antigo de Maduro, feito após as eleições venezuelanas de 30 de julho de 2024, editado para parecer direcionado aos Estados Unidos. Na gravação original, o venezuelano dizia: “Venham atrás de mim. Estarei esperando aqui no Palácio de Miraflores. Não demorem, covardes”.
If you don’t know, now you know 🦅 pic.twitter.com/XrIps1OzY4
— The White House (@WhiteHouse) January 3, 2026
Na sequência do meme, aparece uma fala do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que afirma: “Se você não sabia, agora sabe”. Logo depois, a edição exibe imagens de Maduro capturado, encerrando o vídeo com Trump desfilando ao som de música rap.
Além da publicação oficial, usuários criaram outros conteúdos irônicos sobre a prisão. Um perfil europeu divulgou um mapa que rebatiza países da América Latina com nomes de estados norte-americanos, enquanto outras montagens fazem referência direta ao vídeo compartilhado por Trump, com frases como “Copie o look”, “Do ponto de vista de Maduro” e “DJ Maduro”.
Também circularam memes com a líder da oposição venezuelana María Corina Machado e publicações críticas ao caráter intervencionista da ação dos Estados Unidos. A avalanche de postagens transformou a captura de Maduro em um dos episódios políticos mais explorados pelas redes sociais nos últimos dias.