Casada com bolsonarista raiz, procuradora designada pode não assumir caso das joias

Atualizado em 12 de março de 2023 às 23:32
Gabriela Saraiva de Azevedo Hossri ao lado de seu marido, o vereador Nelson Hossri (PSD), de Campinas. (Foto: Reprodução)

A procuradora da República Gabriela Saraiva de Azevedo Hossri, na semana passada, foi designada para a investigação sobre as joias de R$ 16,5 milhões que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou trazer ilegalmente ao Brasil. Gabriela no entanto, pode não assumir o caso.

A procuradora é casada com o vereador Nelson Hossri (PSD), de Campinas. Bolsonarista raiz, Nelson tem várias selfies com o mito e seu filho Eduardo em suas redes.

Após apuração realizada pelo G1 junto ao Ministério Público (MP), foi revelado que Gabriela, que é da Procuradoria de Guarulhos (SP), já havia pedido, em janeiro, transferência para Osasco. A mudança para a cidade vizinha foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 7 de março.

Gabriela Horsi está em férias e segundo a reportagem é provável que mude de procuradoria assim que voltar, ou seja, antes de assumir de fato as investigações.

Na última quinta-feira (9), o Ministério Público Federal (MPF) confirmou que já começou a análise de toda a documentação acerca do caso das joias sauditas enviada pela Receita Federal. Um procurador substituto cuida dos procedimentos.

Em uma postagem, Gabriela aparece numa foto com o marido num ato em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista.

A procuradora Gabriela Saraiva de Azevedo Hossri e o marido Nelson em ato pró-Bolsonaro na Paulista. (Foto: Reprodução)

Mais discreta, ela tem uma única postagem no Twitter: compartilhou matéria do Estadão de 2019 em que o ministro Luís Roberto Barroso critica a própria corte.

“Nos EUA, Barroso, do STF, sugere que o ‘momento de descrédito’ do Tribunal está relacionado à percepção da sociedade de que os ministros por vezes protegem uma ‘elite corrupta’, diz o trecho que ela tuitou.

Gabriela Hossri começou a atuação no Ministério Público Federal de Altamira (PA), depois passou pelas Procuradorias da República nos municípios de Viçosa (MG), Passos (MG) e Pouso Alegre (MG) e desde outubro de 2020 atua no 5º ofício da Procuradoria da República de Guarulhos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link