Caso Assange: veja a cronologia dos acontecimentos desde as primeiras denúncias

Julian Assange – AFP

Publicado originalmente no Brasil de Fato:

O jornalista e ativista Julian Assange, fundador do WikiLeaks, ficou livre de ser extraditado para os Estados Unidos nesta segunda-feira (4), após decisão da Justiça do Reino Unido.

Desde a abertura da investigação até a negativa, foram mais de dez anos. A saga começou quando Assange passou a publicar uma série de documentos secretos, em 2010, que expunham violações cometidas por militares nas guerras do Afeganistão e do Iraque.

Por isso, o governo estadunidense acusou o jornalista de violar leis de espionagem e iniciou uma investigação contra ele e o WikiLeaks, ainda em 2010. Assange foi preso sob acusações de agressão e estupro contra uma sueca, posteriormente arquivadas.

Em 2012, ele conseguiu fugir para a Embaixada do Equador em Londres, por onde ficou por sete anos, até ser preso, em 2019.

Hoje, o fundador do WikiLeaks está detido na prisão de segurança máxima de Belmarsh. Ainda não se sabe se ele ficará preso ou não.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!