
O Senado recebeu, nos últimos dias, o primeiro pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, relacionado ao caso do Banco Master.
O pedido foi protocolado por um cidadão comum e tem como fundamento um contrato firmado entre o banco e o escritório de advocacia de Viviane Barci, esposa do ministro, no valor de R$ 129 milhões.
O autor do requerimento também menciona uma reportagem publicada em setembro que informou a aquisição, pelo casal, de uma mansão em Brasília, avaliada em R$ 12 milhões.

No texto, o requerente afirma que a situação caracterizaria “conflito de interesses grave e manifesto”, além de “violação ao dever de decoro e moralidade” e “enriquecimento ilícito através de familiar”.
O andamento do pedido depende da Presidência do Senado, responsável por analisar a abertura de processos dessa natureza contra ministros do STF.
O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), já declarou publicamente que não pretende dar prosseguimento a pedidos de impeachment contra ministros do Supremo, mesmo com apoio majoritário de senadores.