Caso Cancellier: Flávio Dino determina hoje investigação na PF após decisão do TCU

Atualizado em 10 de julho de 2023 às 9:58
Flávio Dino e Luiz Carlos Cancellier – Foto: Reprodução

O ministro da Justiça, Flávio Dino, irá determinar nesta segunda-feira (10) uma investigação na Polícia Federal (PF) sobre o caso do reitor Luiz Carlos Cancellier. A decisão se deu após o Tribunal de Contas da União (TCU) arquivar a ação contra a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por não encontrar desvio de dinheiro público.

A acusação motivou a Operação Ouvidos Moucos, realizada pela PF em setembro de 2017, contra Cancellier, como desdobramento da operação Lava Jato. Suspeito de obstruir investigações, Cancellier foi algemado, despido e proibido de voltar à UFSC. Dias depois, cometeu suicídio em Florianópolis.

“Enviarei a nova decisão do TCU para o diretor-geral da Polícia Federal, afim de que seja instaurado Processo Administrativo Disciplinar”, disse Dino. “O fundamento é que a decisão do TCU constitui um indício de que a ação policial não possuía justa causa e que, portanto, houve ilegalidades a serem apuradas na esfera disciplinar”.

Luiz Carlos Cancellier – Foto: Reprodução

A responsável pela operação foi a delegada federal Erika Marena. Ela prendeu Cancellier e levou à cadeia seis funcionários da universidade e 23 outros indiciados por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato. A delegada disse na época que tinha convicção da necessidade dos pedidos de prisão.

Vale destacar também que, na última quinta-feira (6), o TCU tornou pública decisão que descarta irregularidade nos programas de educação a distância e da Universidade Aberta que foram alvos da PF.

No sábado (8), por meio das redes sociais, Dino já havia dito que seriam adotadas “providências cabíveis” em relação aos “possíveis abusos e irregularidades na conduta de agentes públicos federais”, que atuaram na Operação Ouvidos Moucos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link 
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link