Caso Choquei: conheça as marcas que patrocinam o perfil de fofocas e o valor dos contratos

Atualizado em 24 de dezembro de 2023 às 13:48
Gretchen na “cobertura” da Copa do Mundo do Catar pela Choquei

Um levantamento do Metrópoles, realizado em 2021, apontou que perfis de fofoca chegam a lucrar até R$ 20 mil por dia com publicações sobre celebridades e até mesmo sobre pessoas anônimas.

O caso de Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, que sofreu as consequências de uma difamação viralizada por essa rede de alta interação, é emblemático dessa indústria milionária.

Entre os principais beneficiados dessa tendência da publicidade no país está a agência Mynd8, que agenciava a Choquei, principal divulgadora da fake news envolvendo Jéssica e Whindersson Nunes.

A página mostra a força do retorno financeiro de uma mentira.

Em uma entrevista concedida ao Flow Podcast em 2022, Raphael Souza, proprietário do Choquei, revelou que seu perfil chegava a alcançar mais de 2 milhões de visualizações diárias. Esse sucesso de audiência atraiu contratos publicitários significativos para a página.

Ele preferiu não divulgar o maior valor que já obteve com publicidade, mas citou algumas das grandes marcas que investiram em seu perfil, entre elas Netflix, Nestlé, Carrefour, Lacta e Americanas.

A Banca Digital, um grupo de influenciadores geridos pela Mynd8, possui mais de 30 milhões de seguidores nas redes sociais.

Os primeiros famosos a se aproximarem do influenciador goiano, segundo ele, foram Wesley Safadão, a então dupla Simone e Simaria e o influenciador digital Carlinhos Maia. “Eles apoiaram mandando mensagem, incentivando”, contou.

“Com o passar do tempo, o alcance foi aumentando e comecei a ter contato com artistas, a fazer publicidade de clipes e vídeos, cobertura de eventos…”