Caso Dom e Bruno: Ex-presidente da Funai é indiciado pela PF por omissão

Atualizado em 19 de maio de 2023 às 17:03
Dom Phillips e Bruno Araújo Pereira. Foto: Reprodução

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) Marcelo Xavier por omissão no caso do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Eles foram mortos no ano passado durante viagem ao Vale do Javari, segunda maior indígena do país, no Amazonas. A informação é do g1.

O indiciamento tem como base a ata de uma reunião realizada logo após a morte do indigenista Maxciel dos Santos, quando funcionários da Funai solicitaram proteção e detalharam os riscos envolvidos. Ele era servidor da fundação e foi morto com dois tiros na cabeça em 2019.

Maxciel era parceiro de Bruno Pereira no combate a crimes praticados no Vale do Javari. Após sua morte, Xavier não tomou nenhuma providência. Para a PF, o então presidente da Funai agiu com dolo eventual, quando alguém não tem intenção de atingir um objetivo específico mas assume os riscos.

Alcir Amaral Teixeira, que era coordenador-geral de Monitoramento Territorial, também foi indiciado pela PF. Xavier assumiu o cargo em 2019, quando foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, e foi exonerado no fim de dezembro de 2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.