Destaques

Caso Duvivier: a demonização da crítica de esquerda. Por Maringoni

Gregório Duvivier. (Foto: Reprodução)

A nomeação de Cristiano Zanin para o STF – o ministro mais reacionário da Corte – desatou um sentimento de desencanto com o governo por parte de setores de esquerda de classe média, de trabalhadores organizados, do mundo da cultura e da intelectualidade. O desalento atinge gente que não mediu esforços para eleger Lula. O sentimento está nas redes, está em manifestações do meio esportivo contra a transformação do ministério dos Esportes em pix para o centrão, está no espanto com as ideias de se acabar com a transparência no Supremo, na estupefação do funcionalismo público com a perspectiva de congelamento salarial, na inacreditável proposta de se torpedear os pilares da Carta de 88, os pisos de Saúde e Educação, nos sucessivos recuos diante do golpismo das forças armadas e muitos tecéteras.

A degradação mais recente expressa-se nos ataques fundamentalistas a Gregório Duvivier por sua ousadia em afirmar que as coisas não vão bem. Contra ele, toda baixaria é pouca, provinda de sites governistas e de chusmas de aduladores oficiais.

Há paradoxos. Ao mesmo tempo em que inimigos são escolhidos a dedo entre gente que colocou empregos, relações profissionais e laços de amizade em risco para fazer o L no auge dos ataques da extrema-direita, o governo exibe nova turma de amigos do peito. São vultos como Lira, Fufuca, Juscelino, Múcio e outros figurantes que até ontem se aboletavam nas franjas do bolsonarismo e/ou do golpe. Gente que se a canoa virar, não apenas dela saltará num piscar, como erguerá o indicador moralista contra a administração que hoje lhe dá boa vida.

O governo brinca com fogo. Sabe da existência de uma ameaça fascista, mas não move uma palha para isolar suas lideranças e promover uma retirada de tais hidrófobos da máquina pública. Ouso dizer que o fascismo acaba tendo sua funcionalidade para uma gestão cujo leme aponta para o conservadorismo. A existência do demônio absolve, por contraste, qualquer santo de pau oco. O perigo da extrema-direita é real e a liderança petista sabe que nenhum dos críticos progressistas deixará de apoiar o governo enquanto ela existir.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert/PR

É também pouco provável que, de imediato, os desatinos oficiais retirem pontos na popularidade de Lula. A injeção de mais de R$ 150 bilhões na economia, a partir da PEC da Transição, garante um razoável crescimento do PIB, enquanto as restrições do arcabouço fiscal não se fizerem sentir.

Esses pressupostos – a real ameaça fascista e a manutenção da alta nas pesquisas – alimentam certa soberba e empáfia governista. Essa constatação momentânea dá aos novos minions a certeza de que os desatinos podem continuar sem problemas.

Quem não muda de lado não abre mão da crítica incisiva. Crítica em apoio e defesa do governo Lula, por piores que sejam suas escolhas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Gilberto Maringoni

Gilberto Maringoni, professor de Relações Internacionais da UFABC e candidato do PSOL ao governo de São Paulo, em 2014

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Gilberto Maringoni

Recent Posts

Fake news prejudicam resgate no RS e serão investigadas, diz Pimenta no Jornal Nacional

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, afirmou na…

3 horas ago

Justiça gaúcha determina remoção de fake news sobre as enchentes no estado

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) conquistou uma liminar judicial para que…

4 horas ago

Assembleia Geral da ONU aprova resolução que acolhe Palestina como membro

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta sexta-feira (10) uma resolução…

5 horas ago

Lula alfineta Bolsonaro: “Eu não quero fazer CACs. Eu quero fazer biblioteca”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira (10/5), em Teixeira de…

6 horas ago

Chuvas no RS já deixaram 126 mortos e afetaram 1,9 milhão de pessoas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou nesta sexta-feira (10) uma atualização sobre…

6 horas ago

Sextou com Bemvindo Sequeira no DCM TV

https://www.youtube.com/watch?v=CRx14T6Q_GQ Pedro Zambarda faz o giro de notícias. Entrevista com o ator Bemvindo Sequeira e…

6 horas ago