Caso Epstein: ex-embaixador britânico nos EUA Peter Mandelson é preso

Atualizado em 23 de fevereiro de 2026 às 16:03
Peter Mandelson é preso no Reino Unido

O ex-embaixador do Reino Unido nos Estados Unidos Peter Mandelson foi preso nesta segunda-feira (23) sob suspeita de má conduta em cargo público, segundo informou a Polícia Metropolitana de Londres. A detenção ocorre no contexto das investigações relacionadas aos novos documentos do caso Jeffrey Epstein.

De acordo com a polícia, um homem de 72 anos foi preso em um endereço no bairro de Camden, em Londres, e levado para uma delegacia para interrogatório.

A ação ocorreu após o cumprimento de mandados de busca e apreensão em dois endereços, nas regiões de Wiltshire e Camden. As autoridades não mencionaram o nome de Mandelson oficialmente no comunicado, mas confirmaram tratar-se do ex-político trabalhista.

Mandelson, figura histórica do Partido Trabalhista e conhecido nos bastidores como o “Príncipe das Trevas” por sua habilidade estratégica, foi acusado de ter repassado informações sensíveis de mercado ao financista Jeffrey Epstein quando ocupava o cargo de secretário de Negócios no governo britânico.

As novas revelações levaram à sua renúncia ao Partido Trabalhista e à saída da Câmara dos Lordes no início deste mês.

Ele já havia sido destituído do cargo de embaixador em setembro pelo primeiro-ministro Keir Starmer, após a divulgação anterior de documentos que mostraram que Mandelson chamava Epstein de “meu melhor amigo” em uma mensagem manuscrita enviada por ocasião do aniversário de 50 anos do financista pedófilo.

Peter Mandelson (esq.) e seu marido, o brasileiro Reinaldo Avila da Silva, com Jeffrey Epstein. Foto: Departamento de Justiça

O escândalo abalou o governo Starmer e provocou uma crise política, com pedidos de renúncia do primeiro-ministro por parte de integrantes do próprio partido.

Parlamentares britânicos foram informados de que o primeiro lote de documentos sobre a nomeação de Mandelson como embaixador deve ser divulgado no início de março. Parte da correspondência entre ele e Downing Street, no entanto, poderá sofrer atraso devido ao interesse da Polícia Metropolitana nas investigações.

A prisão de Mandelson ocorre poucos dias após a detenção de Andrew Mountbatten-Windsor, irmão do rei Charles III, também sob suspeita de má conduta em cargo público relacionada ao caso Epstein. O ex-príncipe foi preso em sua residência na propriedade de Sandringham e liberado sob investigação após dez horas de interrogatório.

O crime de má conduta em cargo público, segundo o Ministério Público britânico, envolve “abuso deliberado e grave de poder ou responsabilidade inerente ao cargo”. Para que haja acusação formal, é necessário comprovar que o agente público agiu de forma intencional, sabendo que sua conduta era indevida ou demonstrando indiferença imprudente quanto à ilegalidade.