Caso Marielle: Moraes suspende julgamento sobre entrega de dados do Google

Atualizado em 29 de setembro de 2023 às 23:58
Marielle Franco falando em microfone, com roupa colorida
Marielle Franco foi assassinada em 2018 – Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou a decisão de pedir vista e, consequentemente, suspendeu o julgamento de um recurso apresentado pelo Google. O objetivo é evitar a quebra de sigilo de pessoas que teriam realizado pesquisas relacionadas à vereadora Marielle Franco, vítima de um assassinato em 2018.

O julgamento desse caso teve início na semana passada, ocorrendo no plenário virtual da Corte. Até a interrupção causada pelo pedido de vista, apenas a ministra Rosa Weber, relatora do processo, havia proferido seu voto.

A defesa da plataforma Google recorreu ao Supremo após a Justiça determinar a identificação dos dados de um grupo indefinido de pessoas que realizaram buscas relacionadas à vereadora nos dias que antecederam seu assassinato. Essa medida foi adotada no âmbito da investigação que visa identificar os mandantes desse crime chocante.

Prédio do Google
Alexandre de Moraes pediu vista e suspendeu julgamento de recurso do Google – Reprodução

Ao analisar a questão, a ministra Rosa Weber, antes de sua aposentadoria, ressaltou a importância da investigação. No entanto, ela também destacou que a quebra indiscriminada de sigilo pode ser desproporcional e afetar até mesmo usuários comuns que buscaram informações sobre a morte da vereadora devido à grande repercussão na imprensa.

A ministra argumentou que “um grande número de usuários não envolvidos em atividades ilícitas, de acordo com a decisão contestada, teria sua privacidade comprometida, o que demonstra uma devassa indevida e uma desproporcionalidade absoluta devido ao excesso da medida.”

Não há uma data prevista para a retomada do julgamento neste caso. Com informações da Agência Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link