Caso Marielle: PF passou quatro meses negociando acordo com Ronnie Lessa

Atualizado em 20 de março de 2024 às 6:45
Ronnie Lessa. Foto: reprodução

Após um meticuloso processo de quatro meses de checagem, incluindo várias visitas a Campo Grande (MS), onde Ronnie Lessa está preso, a delação do ex-policial militar, agora confessado como o assassino da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, foi oficialmente considerada válida.

A validação do documento ocorreu apenas após mais dois meses de procedimentos, até fevereiro deste ano, quando foi finalmente assinado e encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que posteriormente o enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nas últimas semanas.

No final de 2023, o teor das informações fornecidas por Lessa aos investigadores foi remetido ao STJ, que realizou duas sessões secretas para determinar onde o caso deveria prosseguir – se no próprio tribunal ou no Supremo.

Esta complexidade decorre da mudança de status de uma das pessoas mencionadas por Lessa como mandante desde 2018, quando o crime ocorreu, e que passou a ter direito a foro privilegiado.

No STJ, são tratados casos envolvendo réus como governadores, membros de tribunais de contas estaduais e municipais, desembargadores dos Tribunais de Justiça, entre outras autoridades. Já no Supremo, têm direito ao foro figuras como o presidente e o vice-presidente da República, deputados federais, senadores, ministros, integrantes de tribunais superiores, do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixadores.

De acordo com a colunista Malu Gaspar, do Globo, fontes familiarizadas com o caso afirmaram que o primeiro contato de Ronnie Lessa com a PF do Rio de Janeiro ocorreu em agosto de 2023, pouco depois que o ex-PM Élcio de Queiroz admitiu ter dirigido o carro utilizado na emboscada à vereadora e ajudado Lessa no homicídio.

STF homologa acordo de delação com Ronnie Lessa sobre morte de Marielle Franco - Rádio Itatiaia
Ronnie Lessa. Foto: reprodução

Ao constatar que Queiroz havia colaborado com a polícia e recebido benefícios, como transferência para o Rio de Janeiro, Lessa considerou fazer uma delação. No entanto, assim como na negociação com Queiroz, a delação só foi encaminhada após a confirmação das informações por outras fontes, como registros de antenas telefônicas ou câmeras de segurança.

Durante esse período, o advogado de Lessa, Bruno Castro, deixou a defesa do ex-policial, e sua filha divulgou uma nota afirmando que romperia relações com ele caso o acordo fosse confirmado e o pai confessasse o assassinato de Marielle.

Lessa está detido na penitenciária federal de Campo Grande (MS) e enfrenta dez ações penais por crimes como duplo homicídio e tráfico de armas. Com a homologação da delação, espera-se que ele cumpra pena em uma unidade prisional no Rio de Janeiro, enquanto aguarda uma sentença que pode variar entre 20 e 30 anos de prisão em regime fechado.

Preso desde março de 2019 pela participação nos homicídios, Lessa foi expulso da corporação em 2021 e condenado a quatro anos e meio de prisão por ocultação de armas utilizadas no crime.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link