Caso Vini Jr: Justiça da Espanha aceita denúncia de entidades brasileiras

Atualizado em 26 de maio de 2023 às 12:58
Vini Jr. durante jogo contra o Valencia Foto: Reprodução

A Defensoria do Povo da Espanha aceitou um pedido de investigação contra os ataques racistas sofridos por Vinicius Júnior. Um representante da Justiça do país, Ángel Gabilondo Pujol, afirmou que o órgão recebeu as denúncias das entidades do Brasil Ceap (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas) e MNDH (Movimento Nacional de Direitos Humanos). A informação é da revista Veja.

O documento cita a última partida em que o atacante brasileiro do Real Madrid foi atacado com ofensas raciais, em partida contra o Valencia no último domingo (21), e ao menos outros 9 episódios similares. A denúncia diz que o racismo é uma questão estrutural no país e pede ações do governo espanhol e da LaLiga contra os crimes.

As entidades brasileiras pedem a instauração de um procedimento administrativo para investigar os casos, que a Federação Espanhola de Futebol adote novas medidas para garantir respeito ao jogador e uma apuração para determinar a responsabilidade do próprio Estado nos episódios. A investigação usa como base artigos do Código Penal e da Constituição da Espanha.

A legislação espanhola, no entanto, não tipifica racismo e cita o crime apenas como “delito de ódio”, que pode ser causado por “motivos racistas”. O termo ainda é alvo do partido de extrema direita VOX, que propôs retirar o trecho sobre motivação racial do Código Penal.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.