Cassação do mandato de Mamãe Falei será votada hoje na Alesp

Atualizado em 12 de abril de 2022 às 8:04
Arthur do Val, vulgo Mamãe Falei
Arthur do Val, vulgo Mamãe Falei

Nesta terça-feira (12), acontece a votação do parecer que pede a cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil-SP), mais conhecido como Mamãe Falei. Os nove membros do Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) vão decidir se o parlamentar será punido pelo áudios machistas em que afirma que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

O relator do caso, deputado estadual Delegado Olim (PP-SP), entregou na semana passada o relatório. Após ser votado no Conselho, o processo ainda segue para a Mesa Diretora da Alesp, que comanda as atividades administrativas e parlamentares. Depois, será encaminhado ao plenário da assembleia.

As punições previstas ao ex-bolsonarita são: advertência, censura verbal ou escrita e perda temporária ou perda de mandato. Não há, porém, uma previsão para a conclusão do processo. Caberá ao deputado estadual Carlão Pignataria, presidente da assembleia, definir quando o tema será pautado. A aprovação depende de maioria simples.

Mamãe Falei tenta explicar áudios: “Países mais pobres são mais acessíveis”

O deputado tentou justificar, em entrevista ao programa Domingo Espetacular, da Record, as falas machistas que fez sobre as mulheres ucranianas em áudios que se tornaram públicos. “O que eu quis dizer é que os países que são mais pobres são mais acessíveis. E são mesmo”, afirmou.

Ele assumiu que foi imaturo e pediu desculpas. O áudio que enviou em um grupo de amigos e acabou vazando foi reproduzido na sua frente, na reportagem do programa. Ele interrompeu a reprodução na parte que fala que as mulheres da Ucrânia “são fáceis porque são pobres” e comentou: “Essa é a pior parte”.

Além disso, Arthur do Val falou sobre a perda da namorada e reconheceu que “talvez precise aprender”. “Perdi a namorada e isso derrubou o meu chão. Talvez eu precise aprender mesmo. Não fui correto com a pessoa que estava comigo”, completou.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link