A Copa do Mundo começa a ganhar vida no Catar. Faltando poucos dias para a bola rolar, as ruas de Doha estão ficando caracterizadas para o evento, enquanto escavadeiras e trabalhadores da construção finalizam os preparativos. Os torcedores também já estão na contagem regressiva, acompanhando suas seleções e os principais adversários. Muitos, inclusive, estão utilizando o codigo bonus bet365 para dar os seus palpites.
A própria Fifa marca presença na capital do Catar, e seus dirigentes e funcionários já podem ser vistos em todos os cantos da cidade. Assim como os emissários das seleções classificadas, que estão por ali preparando as sedes para a chegada das equipes. O Brasil, por exemplo, fará do estádio Grand Hamad, em Doha, o seu centro de treinamentos.
Portanto, o Catar está revirado com a Copa do Mundo. E a importância do torneio pode ser percebida ao visitar o Museu Nacional – uma seção foi reservada para a competição. No museu, é possível ver o envelope com o papel que anunciava o Catar como sede da Copa do Mundo de 2022. Por aí percebe-se a importância do Mundial para o país.
Ainda é preciso terminar de construir o entorno dos estádios – alguns criados no meio do nada e de onde surgirão futuros bairros – e erguer as “fan zones”, além de algumas entradas e calçadas. As obras já estão concluídas no interior de todos os estádios, e neste mês de setembro, a Fifa também supervisionou a mudança para a grama de inverno.
E à medida que o tempo passa, Doha vai ganhando mais enfeites e decorações para a Copa do Mundo. O passeio em Corniche, uma longa avenida à beira-mar, brilha com as bandeiras de todas as equipes participantes, assim como os estandartes com a imagem de La’eeb, a mascote do Mundial. O distrito financeiro também reproduz as estrelas do futebol, que ocupam toda a fachada de alguns prédios.
Uma das preocupações e dúvidas que existem entre os moradores é em relação à segurança. Há uma grande diferença cultural. Em Doha dificilmente se vê a polícia nas ruas: é um lugar considerado extremamente seguro. Por isso, o comportamento dos fãs de certos países está sendo observado. O Catar, para controlá-lo, será reforçado com a polícia de países vizinhos e está confiante de que não haverá problema. Faltam poucos dias para encerrar a organização de uma Copa do Mundo que será bastante diferente e que os organizadores aspiram tornar a mais espetacular de todas.