FAQ

Atualizado em 13 de dezembro de 2013 às 13:08

cclogoexperimento

Eis as dúvidas comuns sobre o Criadores e Criações 2013:

Quando sai o resultado final?
O prêmio do DCM sai no dia 20 de dezembro; o dos leitores, no dia 23.

Eu posso votar no meu preferido? Até quanto?
Claro que pode. As votações vão até a meia noite de domingo, 22 de dezembro.

Por que eu preciso estar logado no Facebook para votar?
Usar a tecnologia do Facebook foi a nossa opção técnica para que não houvesse mais de um voto por pessoa. O seu voto é contabilizado quando você curte o perfil do artista, nos permitindo ter uma contagem precisa e controlada.

Então não posso votar mais de uma vez?
Não no mesmo artista. Mas você pode votar em quantos artistas ou obras quiser.

O prêmio é em dinheiro?
Não. É um prêmio simbólico.

Cada um dos indicados foi sugestão de um especialista?
Não necessariamente. Dependendo da categoria, os especialistas poderiam sugerir até 10 indicados, entre artistas e obras, que nós chamamos de “previamente indicados”. Os cinco indicados finais foram escolhidos qualitativamente pela equipe do DCM, sem cota de um por especialista.

Quais foram os critérios para escolher os indicados finais? E os vencedores?
Primeiro, ter sido indicado previamente. O DCM também pôde dar ou não sua indicação própria. Após esta etapa, as obras e artistas foram avaliados pela equipe do DCM seguindo os seguintes critérios: clareza da comunicação, originalidade, criatividade, beleza e quantidade de indicações (algumas obras e artistas foram indicados por mais de um especialista, e este é um indicador importante).

Quais foram os critérios para escolher os especialistas?
São profissionais de notório saber técnico e/ou artístico. Em outras palavras, são pessoas que nós confiamos que dariam boas indicações em estilos variados o suficiente para ter a menor margem de erro possível.

Quantas obras e artistas foram avaliados?
Segundo nosso cálculo, 1.250, aproximadamente. Nós calculamos que, em média, cada especialista tenha visto 50 obras. Assim, 50 vezes 5 especialistas, vezes 5 categorias, dá 1.250. Diretamente, a equipe do DCM avaliou aproximadamente 200.

O especialista pode indicar uma obra própria?
Não.

Uma obra de um especialista pode ser indicada por outro especialista?
Sim. Como todos os nossos indicados se tornarão especialistas nas edições seguintes, impedir isso significaria que alguém só pode ganhar ou ser indicado ao prêmio uma vez.

Compartilhar
Artigo anteriorliteratura/criadores: Haruki Murakami
Próximo artigomúsica/criadores: Daft Punk
Emir Ruivo é músico e produtor formado em Projeto Para Indústria Fonográfica na Point Blank London. Produziu algumas dezenas de álbuns e algumas centenas de singles. Com sua banda, Aurélios, possui dois álbuns lançados pela gravadora Atração. Seu último trabalho pode ser visto no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=dFjmeJKiaWQ