literatura/criadores: Andrea Del Fuego

Atualizado em 12 de dezembro de 2013 às 23:05

ANDREA
ANDREA DEL FUEGO
Indicada pelo trabalho em “As Miniaturas”

literatura/criadores: Andrea Del Fuego foi publicitária e até chegou ter um personagem que tirava dúvidas sobre sexo em uma revista, mas se encontrou mesmo foi quando publicou o primeiro livro de contos, em 2004. Daí então, passou a lançar quase que um livro por ano.

Seu primeiro romance, “Os Malaquias”, rendeu a Andréa o prêmio José Saramago em 2011. Em 2013, a autora lançou “As Miniaturas”, um romance que confunde sonho com realidade num trabalho sombrio – e lindo.

A história se passa num prédio (que pode ou não existir), onde as pessoas se acumulam na fila do elevador, que fica em um grande saguão. É uma justa indicação para um grande trabalho.

“Com a mãe e o filho tenho vivido um tormento. Penso neles o tempo todo, confesso que fecho os olhos e ignoro quem está na sala, menos os dois. Sendo um a continuação do outro, tenho a mesma pessoa em desejos distintos. A mesma pessoa em dois territórios, um na juventude e a outra com medo da velhice. Eu trancaria essa mãe numa casa onde eu a visitaria, observaria cada ruga aprofundar-se, a pele afinar até entregar seu conteúdo à terra, a água escapar do vaso e secar-se ao sol”