CCJ aprova indicação ao Tribunal Militar de general que chamou ditadura de “clamor popular”

Atualizado em 11 de maio de 2022 às 15:34
CCJ aprova indicação ao Tribunal Militar
General do Exército Lourival Carvalho Silva
Foto: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou a indicação do general do Exército Lourival Carvalho Silva para a cadeira de ministro do Superior Tribunal Militar (STM), nesta quarta-feira (11). O militar chamou a ditadura de “clamor popular” em uma espécie de comemoração do Exército ao golpe de 1964, em 2019.

Ele ocupará o cargo vago com a transferência para inatividade do ministro Luis Carlos Gomes Mattos, que deixará o posto em 28 de julho de 2021.

A indicação de Silva teve como relator o senador Jaques Wagner (PT-BA). Após a sabatina, o general teve o nome aprovado por 19 votos favoráveis dos 27 senadores titulares membros. A indicação ainda precisa de aprovação no plenário da Casa.

A marcação da sabatina do militar foi um dos pleitos levados pelo presidente do Supremo Tribunal Militar, ministro Luís Carlos Gomes Mattos, em reunião com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O encontro ocorreu na última semana, em meio às tensões entre as Forças Armadas e o Poder Judiciário.

Lourival Carvalho Silva é bacharel em ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Ele concluiu vários cursos e estágios acadêmicos próprios da carreira militar, com formações relacionadas a aviação e instrução de voos, além do curso de Comando e Estado-Maior do Exército, em 1998.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link