CCJ do Senado aprova PEC que turbina salários de juízes e promotores

Atualizado em 17 de abril de 2024 às 16:25
Reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado Federal. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta (17) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que turbina os salários de membros do Judiciário e do Ministério Público. O texto é criticado pelo governo Lula e seguirá para análise do plenário da Casa Legislativa.

A proposta concede um aumento salarial de 5% a cada cinco anos de serviços para juízes e promotores. Com isso, eles poderão ter um acréscimo até o limite de 35% de suas remunerações, valor que não seria contabilizado dentro do teto do funcionalismo público, que é de R$ 44 mil atualmente.

O senador Eduardo Gomes (PL-TO), relator da medida, estendeu o benefício para ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e conselheiros de tribunais de contas municipais e estaduais. Ele ainda sugeriu que o penduricalho seja pago a outros servidores, como defensores públicos, membros da Advocacia-Geral da União (AGU), procuradores dos estados e do Distrito Federal, e delegados da Polícia Federal.

Nesses casos sugeridos pelo relator, o benefício será concedido a servidores que foram impedidos ou optaram por não exercer a advocacia privada. O texto ainda autoriza o pagamento do acréscimo a aposentados e pensionistas.

Eduardo Gomes (PL-TO) é relator da PEC que turbina salários do MP e do Judiciário. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em 2022, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chegou a colocar em votação uma versão anterior da PEC, que tramitava desde 2013, mas aliados do presidente Lula conseguiram adiar a análise.

O Palácio do Planalto tem tentado atuar contra a PEC por temer um efeito cascata e uma pressão sobre o Orçamento público nas esferas federal, estadual e municipal. Líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) diz que a proposta é uma “bomba fiscal” e avalia que o impacto pode ser de R$ 42 bilhões por ano.

“É um tsunami do ponto de vista das carreiras jurídicas. Isso vai ter impacto nos 26 estados e no DF. Não ficará restrito. A pressão sobre os governadores será imensa. Entendo o espírito do presidente Rodrigo, o esforço que ele está fazendo. Mas estou só alertando pro tipo de impacto fiscal que vai dar. Não existe orçamento próprio de nenhum Poder”, disse o petista.

Os defensores da PEC alegam que a proposta é uma forma de valorizar as carreiras enquanto não há medidas de reformulação das estruturas dos servidores.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link