Celso Amorim confirma que sabia da viagem de Joesley Batista à Venezuela

Atualizado em 7 de dezembro de 2025 às 8:31
Celso Amorim. Foto: Metrópoles

O ex-chanceler e assessor para assuntos internacionais do presidente Lula, Celso Amorim, confirmou que estava ciente da viagem de Joesley Batista, empresário e dono do grupo J&F, à Venezuela para se reunir com o presidente Nicolás Maduro. Com informações do Metrópoles.

Amorim, porém, evitou dar detalhes sobre o encontro e focou em comentar a situação política da Venezuela, expressando sua esperança de que o governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, demonstre bom senso diante das tensões no país latino-americano.

Joesley Batista viajou a Caracas no dia 23 de novembro e permaneceu na cidade por menos de 24 horas. A viagem foi realizada com o objetivo de tentar persuadir Maduro a renunciar à presidência da Venezuela, um movimento que, segundo fontes, visa ajudar a aliviar a crise política no país.

Joesley Batista no Congresso. Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ex-chanceler também comentou sobre as ameaças de intervenção militar por parte dos Estados Unidos e expressou preocupação com a situação, afirmando que espera uma solução diplomática para o impasse. Ele destacou a importância da cooperação internacional e mostrou preocupação com o possível agravamento da crise, caso as tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela se intensifiquem.

A visita do empresário à Venezuela, com o suposto intuito de promover a renúncia de Maduro, foi vista como uma tentativa de mediar uma solução política para o impasse que persiste no país. A missão do empresário, entretanto, não parece ter obtido resultados imediatos