Celular de Mauro Cid indica que militares podem ter financiado os atos terroristas, diz PF

Atualizado em 26 de agosto de 2023 às 7:59
Jair Bolsonaro e Mauro Cid. Foto: Reprodução

O relatório divulgado pela Polícia Federal (PF), que integrou as bases para a proibição do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, de manter comunicação com o ex-presidente e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, apresentou indícios de que militares da ativa teriam financiado atos antidemocráticos e uma tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022.

Segundo o CNN Brasil, as descobertas são baseadas na “análise parcial dos dados armazenados no aparelho telefônico” de Mauro Cid e de sua esposa, Gabriela Santiago Cid, em que foram identificadas mensagens postadas em grupos e chats no WhatsApp. Nessas mensagens, interlocutores, incluindo militares da ativa, estariam incentivando a continuidade de manifestações antidemocráticas e a execução de um golpe de Estado após o pleito eleitoral de 2022, com suspeitas de financiamento de atos ilícitos.

A investigação da PF afirmou que as provas colhidas até o momento reforçam a possibilidade de participação dos investigados na tentativa de executar um golpe de Estado, seja por meio da instigação da população ou por meio de atos preparatórios e executórios. Em junho, a investigação informou que encontrou, no celular de Cid, um “passo a passo” para aplicar um golpe.

Os dados obtidos também sugerem que Mauro Cid reuniu documentos visando obter suporte jurídico e legal para a execução de um golpe de Estado, e compilou estudos relacionados à atuação das Forças Armadas para Garantia dos Poderes Constitucionais e também ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O relatório da investigação entendeu que, embora o golpe de Estado não tenha obtido sucesso, a atuação dos investigados pode ter contribuído para os atos criminosos que ocorreram em 8 de janeiro de 2023.

Além dos indícios relacionados à tentativa de golpe, a análise dos celulares revelou suspeitas de desvio de bens de alto valor patrimonial entregues por autoridades estrangeiras a Jair Bolsonaro e agentes públicos a seu serviço, seguido de ocultação da origem, localização e propriedade dos valores.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também destacou a identificação de diferentes eixos de atuação de uma organização criminosa em avanço nas investigações, incluindo o uso da estrutura estatal para obtenção de vantagens, por meio do desvio de bens de alto valor patrimonial provenientes de autoridades estrangeiras.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link