Cena de novela do SBT é criticada por sugerir que racismo ‘está na cabeça dos negros’

Novela do SBT está sendo alvo de críticas após cena que aborda racismo (Foto: Reprodução)

Do E+

Uma cena que foi ao ar na última quarta-feira, 8, em As Aventuras de Poliana, novela do SBT, está sendo alvo de críticas por sugerir que o racismo é fruto de uma criação dos próprios negros. Nas redes sociais, muitos internautas acusam a emissora de influenciar negativamente os telespectadores da novela, majoritariamente infantil.

Na cena, a personagem Késsya (Duda Pimenta) fala para a coordenadora Helô (Elina de Souza) que foi acusada injustamente de roubar uma estátua da escola, e que isso só ocorreu porque ela é negra. “Eu não consigo para de pensar que se eu fosse uma menina branca, todo mundo iria acreditar que não tinha sido eu”, reclamou a menina Késsya na cena.

Helô então discorda, dizendo que a desconfiança seria a mesma com qualquer outra pessoa. “Aqui as coisas não funcionam assim. Késsya, sabe qual é um dos maiores culpados pelo preconceito?”, questiona Helô, ao que a menina responde: “Os racistas”.

A coordenadora então rebate: “Não. A nossa cabeça. E para que os outros parem de ver a nós negros como diferentes, nós precisamos parar de nos ver como diferentes. Você ainda vai ter tempo para pensar sobre isso. Mas não se esqueça que para tudo mudar, a mudança precisa começar primeiro dentro da gente. Se você quer que os outros te vejam como igual, se veja como igual”, e a menina concorda.

A cena foi compartilhada no Twitter e no Facebook nesta quinta-feira, 9, e muitas pessoas estão criticando o SBT. Muitos internautas opinam que o diálogo sugere que a culpa do racismo é dos negros e que a problemática é ainda maior por se tratar de uma novela voltada ao público infantil.

(…)

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!