Censura: Twitter é condenado a apagar novos posts de Glenn contra Moro

Atualizado em 29 de março de 2022 às 11:38
Glenn Greenwald e Sergio Moro
Glenn Greenwald e Sergio Moro

O jornalista e advogado Glenn Greenwald foi, mais uma vez, alvo de censura por parte da Justiça. Nesta terça-feira (29), o juiz Austregésilo Trevisan, da 17ª Vara Cível de Curitiba, mandou o Twitter apagar novas publicações do norte-americano contra o pré-candidato à Presidência Sergio Moro (Podemos).

Com a decisão, foi estabelecido um prazo de 24 horas para que a plataforma exclua 6 postagens em que Greenwald chama Moro de corrupto e critica o processo judicial movido pelo ex-juiz para conseguir a exclusão de uma postagem anterior. Caso o Twitter descumpra a ordem, a multa diária é de R$ 10.000.

Nas novas publicações, o paranaense é acusado pelo jornalista de tentar censurá-lo. “O ex-juiz e suposto candidato à presidência foi à justiça para tentar me silenciar justamente porque sabe que há inúmeras provas que comprovam sua má conduta. Quer intimidar os outros ao silêncio”, escreveu.

Leia mais:

1- Senador Paulo Paim (PT-RS) tem Twitter hackeado

2- Caiu na rede: Como Sergio Moro teve o celular hackeado

3- iFood é hackeado e nomes de restaurantes são alterados: “Vacina mata”

Juiz já havia condenado Glenn anteriormente

glenn-greenwald
Glenn Greenwald

Em 15 de março, o juiz Austregésilo Trevisan já havia censurado Greenwald. Ele decidiu que o advogado teve “aparente intenção de prejudicar publicamente a imagem” de Moro, pré-candidato à presidência pelo Podemos. A Justiça do Paraná determinou que o Twitter apagasse a publicação da declaração do norte-americano.

O jornalista divulgou uma nota, após a decisão, contra a censura imposta a ele por chamar o ex-juiz de “corrupto”.

Em resposta, o jornalista disse que reafirma “integralmente” tudo o que escreveu na postagem. “O comportamento corrupto de Sergio Moro como juiz levou à reversão da condenação de Lula”, declarou.

 

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link