Censura: Justiça pede exclusão de matérias sobre imóveis comprados em dinheiro vivo pelo clã Bolsonaro

Atualizado em 23 de setembro de 2022 às 10:20
Eduardo, Jair, Flávio e Carlos Bolsonaro – Foto: AFP

O desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Demetrius Gomes Cavalcanti determinou que o portal UOL retire do ar as reportagens sobre a compra de imóveis em dinheiro vivo feito pela família do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O magistrado atendeu ao pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e determinou que as matérias sejam retiradas do ar até que o julgamento do caso seja realizado. A decisão anterior da 4ª Vara Criminal de Brasília também foi revogada. Cabe recurso contra a decisão.

Demetrius afirmou na liminar que, as reportagens utilizaram informações sigilosas, que constavam em um inquérito policial que foi anulado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além disso, o desembargador considerou que as suspeitas de que os valores empregados nas transações teriam origens ilícitas também são baseadas em investigações que já foram anuladas.

De acordo com levantamento patrimonial realizado pelo UOL, quase metade do patrimônio em imóveis do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus familiares mais próximos foi construído nas últimas três décadas com uso de dinheiro em espécie.

Dos 107 imóveis, ao menos 51 foram adquiridos com o uso de dinheiro vivo, de maneira total ou parcial. Os repasses totalizaram R$ 13,5 milhões, o que equivalente a R$ 25,6 milhões em valores corrigidos pelo IPCA. Ao menos 25 desses imóveis são investigados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e do Distrito Federal por fazerem parte das investigações sobre as “rachadinhas”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link