
Na manhã desta quarta (10), um erro no Instagram fez com que diversos perfis de políticos e veículos de comunicação desaparecessem da busca da plataforma. Entre os afetados estão o presidente Lula, a ministra Gleisi Hoffmann e parlamentares como Glauber Braga (PSOL-RJ), Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Maria do Rosário (PSOL-RS).
Quando isso ocorre, esses perfis deixam de ser encontrados ou marcados em publicações. A falha gerou especulações nas redes sociais sobre censura a perfis de esquerda. A ex-deputada Manuela d’Avila, que é pré-candidata ao Senado pelo PSOL, denunciou o sumiço de sua conta e de outros políticos.
Em vídeo publicado na plataforma, ela pede que seus seguidores acompanhem suas publicações em outras redes sociais e culpa a Meta pelo sumiço de “dezenas de perfis relevantes”. “É impossível nos identificar, nos marcar e mesmo nos encontrar no Instagram”, afirmou.
Ela ainda sugere que a plataforma estava tentando interferir nas eleições de 2026 e “censurando” os perfis em meio a uma campanha contra a regulação das redes sociais. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Alguns perfis de extrema-direita, como dos deputados Kim Kataguiri (União-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG), também não têm aparecido nas buscas do Instagram. A falha não se limitou apenas a perfis políticos: veículos de comunicação, como g1, Intercept Brasil, Jornalistas Livres, e entidades, como o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), também tiveram suas contas escondidas na busca.
Por volta das 11h20 desta quarta os perfis voltaram a aparecer nas buscas da plataforma. A Meta não se manifestou sobre o que causou o problema.