Censurada, pesquisa XP/Ipespe mostra que eleitor considera Lula mais honesto que Bolsonaro

Atualizado em 9 de junho de 2022 às 9:19
Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro

A pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos e censurada pela empresa mostra que o ex-presidente Lula (PT) é visto como mais honesto que Jair Bolsonaro (PL). O levantamento deflagrou uma horda de ataques de bolsonaristas contra o banco nos últimos dias.

Nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, parlamentares e seguidores do presidente da República pediram punição pelo que chamaram de “pesquisa falsa” e pregaram inclusive que bolsonaristas fechem suas contas e retirem seus recursos da instituição.

Isso porque um dos estratos do levantamento mostra que a quantidade de entrevistados que considera a honestidade um dos atributos do ex-presidente é maior do que os que acham que Jair Bolsonaro é honesto.

O Ipespe ouviu mil eleitores de todas as regiões do Brasil entre 30 de maio e 1º de junho, por telefone. Uma das etapas da consulta buscou mapear a quem os eleitores associavam oito características distintas, como competência, inteligência, equilíbrio e experiência. No campo da honestidade, Lula levou a melhor, com 35%. Bolsonaro, por sua vez, pontuou 30%.

Slide de pesquisa da XP/Ipespe que detalha as características atribuídas a cada presidenciável
Foto: Reprodução

Bolsonaristas não perdoaram a XP. Bastou a pesquisa ser divulgada na última sexta-feira (3) para fuzilarem ataques contra pesquisas em grupos de WhatsApp, Telegram e nas redes sociais. O filho mais velho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), chegou a ironizar a pesquisa em sua lista de transmissão no Telegram. “O mesmo instituto deu Lula com 45% e Bolsonaro com 34% kkkkk”, escreveu Flávio.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link