Centrão quer derrubar Milton Ribeiro e ficar com o MEC

Atualizado em 22 de março de 2022 às 19:15
Bolsonaro ao lado do deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente Câmara. Lira deve interferir em articulações em torno à saída de Milton Ribeiro do MEC. (Crédito: Reprodução/ Facebook)

O Centrão está de olho na vaga do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que deve pedir demissão ainda nesta terça-feira (22).  A saída de Ribeiro do cargo se deve ao  escândalo envolvendo o vazamento de áudios em que o ministro aparece prometendo privilegiar com recursos públicos prefeituras indicadas por pastores evangélicos. A informação é do Antagonista.

Em um dos áudios, ao se referir ao presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil, Gilmar Silva dos Santos, o ministro chega a citar Bolsonaro ao dizer se tratar de um “um pedido especial” feito pelo “presidente da República”.

O ministro, no entanto, usou suas redes sociais para negar denúncias de alocação de recursos por motivação religiosa. “Reafirmo o meu compromisso republicano de exercícios desta Pasta em prol do Interesse Público e do futuro da Educação do Brasil”, escreveu.

Leia mais:

1- Até ex-ministro de Bolsonaro detona gabinete paralelo de pastores no MEC

2- Ao Meio-Dia: Esquema de pastores no MEC é caso de demissão de Milton Ribeiro; Boulos no DCM

3- Após escândalo, bancada evangélica quer a cabeça de Milton Ribeiro

Saída do ministro depende de escolha de um nome para presidir Fundo

Segundo O Antagonista, o ministro estaria tentando emplacar em seu lugar o secretário-executivo Victor Godoy. O presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, por outro lado, estaria defendendo a nomeação de Marcelo Lopes da Ponte, seu ex-chefe de gabinete e atual presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os recursos negociados pelos pastores com as prefeituras são geridos justamente pelo FNDE, órgão do MEC atualmente controlado pelo Centrão.

Por isso, a articulação para a saída do ministro dependeria, entre outros, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), que terá que indicar um nome para ocupar o lugar de Marcelo no FNDE.

Ainda segundo o site, o atual presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, do PL, também teria sinalizado que deseja ser consultado sobre a mudança na pasta.

Nos áudios vazados, o ministro Milton Ribeiro chegou a indicar também a existência de uma contrapartida à liberação de recursos da pasta. “Então o apoio que a gente pede não é segredo, isso pode ser [inaudível] é apoio sobre construção das igrejas”.

Ele também revelou interferência nas decisões da pasta. “Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link