
A centro-direita rechaça o projeto presidencial de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e, com Jair Bolsonaro (PL) fora da disputa, afirma enxergar caminho livre para construir sua própria candidatura em 2026, conforme informações do blog da Andréia Sadi, do G1.
Para dirigentes partidários, a principal consequência da fala do senador na sexta-feira (5) — ao afirmar que foi escolhido pelo pai para disputar a Presidência — é a confirmação de que Jair Bolsonaro está fora do jogo eleitoral.
Até ser preso pela tentativa de golpe no mês passado, o ex-presidente insistia que levaria sua candidatura até o fim, mesmo inelegível, repetindo a estratégia de Lula em 2018.
Caminho aberto para uma candidatura própria
Rejeitando o projeto de Flávio Bolsonaro, a centro-direita diz dever lealdade apenas a Jair Bolsonaro e considera que não há obrigação política de seguir um nome da família. Com a nova configuração, líderes veem a oportunidade de consolidar uma candidatura competitiva sem qualquer interferência direta do clã.
A avaliação predominante é que a família Bolsonaro tende a permanecer isolada e operando em “modo desespero”, enquanto partidos do centro e da direita redefinem estratégias.
A expectativa é que esse campo político organize suas peças e avance na construção de um nome presidencial dentro dos próximos 60 dias.
