CEO da Rumble desafia Moraes após processá-lo: “Não cumprirei suas ordens”

Atualizado em 19 de fevereiro de 2025 às 13:50
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Foto: Gustavo Moreno/STF

O CEO da plataforma de vídeos Rumble, Chris Pavlovski, desafiou e ameaçou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nas redes. Em post no X (ex-Twitter), do bilionário Elon Musk, ele afirmou que não cumprirá as “ordens ilegais” do magistrado e que vão se ver em um “tribunal”.

“Oi, Alexandre. A Rumble não cumprirá suas ordens ilegais. Em vez disso, nos veremos no tribunal. Atenciosamente, Chris Pavlovski”, escreveu, em português, no X. Em outra publicação, ele afirmou que “a guerra pela liberdade de expressão se tornou global” e que “não será intimidado” pelo ministro.

O post foi feito após a Rumble entrar com uma ação, em parceria com a empresa de mídia de Donald Trump, a Trump Media & Technology Group, contra Moraes na Justiça americana. As plataformas acusam o magistrado de violar a soberania do país e a Constituição americana ao determinar a exclusão das contas do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos e o fornecimento de seus dados.

Chris Pavlovski, CEO da plataforma de vídeos Rumble, e Donald Turmp, presidente dos Estados Unidos. Foto: Reprodução

A Rumble saiu do Brasil em dezembro de 2023 e alegou que estava sendo alvo de “ordens injustas de censura” emitidas por Moraes. Na ocasião, Moraes determinou que a plataforma mantivesse sigilo sobre as ordens e ameaçou interromper os serviços da empresa no Brasil, além de aplicar multas.

A plataforma voltou a operar no Brasil no início do mês após Moraes revogar ordem que bloqueava a conta de Bruno Aiub, o Monark. O ministro, no entanto, manteve a decisão que pedia a remoção do perfil de Allan dos Santos.

Na ação protocolada na Justiça americana, o advogado da Rumble, E. Martin De Luca, afirma que o bolsonarista é residente legal nos Estados Unidos e tem sua liberdade de expressão protegida pela Primeira Emenda da Constituição do país.

Veja os posts de Pavlovski:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line