A colorista digital especializada em adicionar cores a fotografias históricas em preto e branco, Marina Amaral, denunciou em seu Twitter o uso de uma foto de uma mulher escravizada, pela cervejaria Dogma, para estampar um de seus produtos.
O motivo, segundo a descrição da empresa na cerveja, seria uma jogada de marketing, para ‘refletir a miscigenação brasileira em sua receita assim como os cafuzos resultaram da mistura entre índios e negros, nossa cerveja nasce da mistura entre uma Imperial India Pale Ale com maltes escuros de uma Stout’.
A imagem utilizada foi um retrato feito por Alberto Henschel, diante de uma escrava.
Após a viralização da imagem, a cervejaria afirmou que lamenta o erro, e se prontificou a retirar o produto de circulação.
"a Cafuza Imperial India Black Ale reflete a miscigenação brasileira em sua receita, assim como os cafuzos resultaram da mistura entre índios e negros, nossa cerveja nasce da mistura entre uma Imperial India Pale Ale com maltes escuros de uma Stout"
mas vá pra merda
— Marina Amaral (@marinamaral2) June 26, 2020
Só pra piorar mais um pouco: a LATA da cerveja custa em média 40 reais.
É isso.
— Marina Amaral (@marinamaral2) June 26, 2020
Desisto desse país. pic.twitter.com/oYqhwmiXyd
— Marina Amaral (@marinamaral2) June 26, 2020
A @cervejariadogma se manifestou. A cerveja foi tirada de circulação.
Fico feliz por reconhecerem o erro e reconhecerem o qt atitudes assim, por mais "impensadas" que sejam, ajudam na perpetuação e normalização do racismo. pic.twitter.com/mrjMOTcMPS
— Marina Amaral (@marinamaral2) June 26, 2020