Chamar de ‘careca’ é assédio sexual, diz Justiça britânica

Atualizado em 15 de maio de 2022 às 9:15
Justiça britânica considerou como assédio sexual chmar homens de careca
Chamar um empregado de careca é semelhante a fazer um comentário sobre os seios de uma funcionária, segundo a justiça do país.
Foto: Reprodução

Na última quinta-feira (12) foi divulgado que a Justiça da Inglaterra determinou que chamar um homem de “careca” é considerada uma forma de assédio sexual. A declaração aconteceu após uma denúncia feita por um ex-funcionário que alegou ter se sentido mal com falas sobre sua aparência.

Tudo aconteceu depois de um eletricista, chamado Tont Finn, ter processado sua antiga empresa, a Bung Company. Ele afirmou ter sido vítima de assédio sexual Jamie King, seu então supervisor na época. A denúncia foi feita após Finn ser demitido da empresa, que fica em Sheffiel, na Inglaterra. A pena ainda não foi decidida.

Segundo o eletricista, ele se sentiu mal após um comentário deito pelo supervisor, que o chamou de “otário careca”, durante discussão, e 2019. Com isso, os três juízes que comandavam o caso discutiram se a situação foi um caso de insulto ou um assédio.

Por fim, acabaram decidindo que uma linha foi cruzada pelo supervisor ao fazer esse tipo de comentários. Segundo os juízes, chamar um empregado de careca é parecido com fazer comentários sobre seios de uma funcionária.

“Pela sua própria admissão, a intenção de King (o supervisor) era ameaçar Finn e insultá-lo. De acordo com nosso juízo, há uma conexão entre a palavra ‘careca’, por um lado, e características relativas ao sexo de outro”, escreveram os juízes. “Nós consideramos que (a calvície) é inerentemente relacional ao sexo”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link