Chefe interino do GSI, Cappelli demite 3 secretários nacionais e outros 26 servidores

Atualizado em 26 de abril de 2023 às 18:22
Ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli. Foto: Reprodução

O ministro-chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, exonerou três dos quatro secretários nacionais da pasta e outros 26 servidores. O órgão alega que as demissões são parte de um “processo de renovação”.

“A medida faz parte do processo de renovação da pasta determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou o GSI em nota. A pasta é responsável pela segurança do presidente e do patrimônio da Presidência da República.

Nomeado para o posto na última quarta (19) para substituir o ex-chefe do GSI Gonçalves Dias, ele afirmou que o presidente havia solicitado uma aceleração na renovação dos servidores da pasta e que 35% dos servidores já haviam sido trocados.

Entre os servidores exonerados estão dois que já prestaram depoimento à Polícia Federal sobre a atuação nos ataques terroristas de 8 de janeiro. Alexandre Santos de Amorim (coordenador de Avaliação de Riscos do GSI) e André Luiz Garcia Furtado (coordenador-geral de Segurança de Instalações do GSI) participaram de oitiva da corporação no último domingo (23).

Cappelli afirmou que tem trabalhado para antecipar o resultado de uma sindicância aberta no GSI para apurar a participação de servidores durante a invasão da Praça dos Três Poderes.

Veja a nota do GSI e a lista dos 29 servidores exonerados:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link