Chega a 50 número de migrantes mortos dentro de caminhão no Texas

Atualizado em 28 de junho de 2022 às 13:37
Migrantes mortos em caminhão
Número de migrantes mortos encontrados em caminhão sobe para 50
Foto: Eric Gay / AP

Chegou a 50 o número de migrantes mortos dentro de um caminhão na cidade de San Antonio, no Texas, perto da fronteira entre o México e os Estados Unidos, segundo anuncio do presidente mexicano, Manoel López Obrador, nesta terça-feira (28).

O presidente mexicano está acompanhando as investigações no local sobre o caso, que é um dos mais mortais que se tem conhecimento na fronteira entre os dois países

Obrador disse ainda que falará sobre o assunto com o líder dos Estados Unidos, Joe Biden. Os dois mandatários têm um encontro bilateral marcado para 12 de julho para debater soluções em relação a questão migratória entre os países.

De acordo com o Ministério de Relações Exteriores do México, 22 dos 50 mortos eram mexicanos. Entre as vítimas, também estão sete guatemaltecos e dois hondurenhos. A polícia continua trabalhando na identificação das vítimas.

Os migrantes foram encontrados dentro da caçamba de caminhão abandonado na segunda-feira (27) em uma estrada na cidade. Autoridades locais informaram que não havia água, ventilação ou ar-condicionado dentro do veículo.

O caso é investigado em ambos os países. Nos Estados Unidos, o Escritório de Imigração e Alfândega afirmou que realiza uma investigação criminal com suspeita de “evento de tráfico de humanos”, em conjunto com a polícia local.

Além das vítimas fatais, mais 16 pessoas que estavam dentro do caminhão foram encontradas com vida e levadas a um hospital local, entre elas havia quatro crianças.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link