Chelsea pode ser expulso da Premier League caso sua venda não seja concretizada

Atualizado em 4 de maio de 2022 às 14:22
Chelsea pode ser expulso da Premier League
Ex-diretor do Chelsea, o russo Roman Abramovich

O Chelsea pode ser expulso da Premier League na próxima temporada se a sua venda não for concretizada. O ex-diretor do clube, o russo Roman Abramovich, teve sanções impostas pelo Reino Unido e foi desqualificado do cargo em março por conta de suas relações com o presidente Vladmir Putin, que está em guerra com a Ucrânia.

Abramovich não poderia lucrar com a venda do clube, anunciada há dois meses. Mas agora ele exige o reembolso de 1,6 bilhão de libras esterlinas de empréstimos que fez ao Chelsea, o que equivale a 10 bilhões de reais e trava o negócio.

O clube tem licença para jogar e treinar até o fim de maio, caso a venda fracasse, o Chelsea poderá ser expulso do Campeonato Inglês.

Abramovich anunciou o desejo de vender o clube no início de março deste ano, antes das sanções impostas pelo governo britânico. Em nota, ele declarou que não pediria que empréstimos feitos ao clube fossem reembolsados.

“Isso nunca foi sobre negócios ou dinheiro para mim, mas sobre pura paixão pelo jogo e pelo clube. Além disso, instruí minha equipe a criar uma fundação de caridade onde todos os lucros líquidos da venda serão doados”, disse à época. No entanto, ele descumpriu a promessa e quer que 1,6 bilhão de libras esterlinas sejam devolvidos integralmente, como parte do processo de venda.

A exigência do magnata russo pode atrapalhar as negociações em andamento, como a com americano Todd Boehly: para que o clube seja vendido, o Departamento de Cultura, Mídia e Esporte precisa aprovar a transação, com a exigência de que Abramovich não receba qualquer tipo de lucro.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link