Chico Mendes permanecerá na História e a Ricardo Salles está reservada a lata de lixo. Por Altino Machado

Atualizado em 12 de fevereiro de 2019 às 9:57
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles – Evaristo Sá/AFP

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO FACEBOOK DO AUTOR.

Este sujeito da foto é o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ao atuar em defesa de mineradoras, acabou sendo denunciado e condenado por improbidade administrativa. Teve os direitos políticos suspensos por três anos, além da proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

Em entrevista ao “Roda Viva”, da TV Cultura, nesta segunda-feira (11), o defensor do relaxamento das leis ambientais do país confessou que nunca esteve na Amazônia e provou que sequer conhece a história do líder sindical e ambientalista Chico Mendes.

Resposta de Salles quando o jornalista Ricardo Lessa, apresentador do programa, quis saber sua opinião sobre o seringueiro de Xapuri (AC):

–– Eu não conheço o Chico Mendes. Escuto histórias de todos os lados. Dos ambientalistas mais ligados à esquerda, que o enaltecem. E das pessoas do agro que dizem que ele não era isso que contam. Dizem que usava os seringueiros pra se beneficiar.

Lessa o questionou:

–– Se beneficiar do que? Ele é reconhecido pela ONU.

O idiota vomitou:

–– O que importa quem é Chico Mendes agora?

Ricardo Lessa é um dos grandes jornalistas deste país. Nos conhecemos em Rio Branco quando ele era repórter do Jornal do Brasil e veio para escrever sobre Chico Mendes após o assassinato.

A Chico Mendes conheci de verdade. Ele se destacou pela humildade, sabedoria, dignidade e total desprendimento em defesa da humanidade.

Chico Mendes permanecerá na História. A Ricardo Salles está reservada a lata de lixo da história.

.x.x.x.

Altino Machado, de Rio Branco, é jornalista e trabalhou em alguns dos maiores jornais do país.