China anuncia ações militares e acusa EUA de “infração severa” à soberania do país

Atualizado em 2 de agosto de 2022 às 15:11
Nancy Pelosi visita Taiwan em meio a tensão com a China
Foto: Reprodução / Redes sociais

A visita da líder do Congresso dos Estados Unidos a Taiwan é vista pela China como “um enfrentamento à soberania chinesa”. Taiwan é uma pequena nação insular que é reivindicada pela China como parte de seu território. O país asiático já anunciou ações militares após a chegada de Nancy Pelosi na região.

O Ministério da Defesa chinês disse que colocou suas Forças Armadas em alerta e que lançará “operações militares com alvos específicos”. Segundo a agência de notícias Reuters, essas operações serão exercícios com viagens aéreas e marítimas conjuntas no norte, sudoeste e sudeste de Taiwan, com disparos reais de longo alcance no Estreito de Taiwan e lançamentos de teste de mísseis no mar a leste de Taiwan, afirmou o comando.

Pelosi é a primeira presidente da Câmara dos EUA a visitar Taiwan. Antes da confirmação de sua visita, uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que “os Estados Unidos carregarão a responsabilidade e pagarão o preço por minar a soberania e a segurança da China”.

O governo chinês informou ter enviado aviões de guerra para sobrevoar a linha que divide o Estreito de Taiwan, o que foi negado por Taipei, capital de Taiwan. Os chineses afirmaram ainda que monitoraram o trajeto do voo de Pelosi, que saiu da Malásia.

Com a chegada de Pelosi a Taiwan, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse que a vista é “uma violação severa do princípio de Uma Só China, infringe severamente a soberania e a integridade territorial da China, prejudica severamente a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, e emite um sinal severamente errado às forças secessionistas da ‘independência de Taiwan'”.

Segundo informou a pasta, a visita da representante norte-americana terá um “impacto severo na base política das relações China-EUA.

O presidente Joe Biden repreendeu o tom de ameaça chinês, mesmo não tendo concordado com a visita de Pelosi neste momento.

Ao chegar a Taiwan, a representante norte-americana usou o Twitter para afirmar que seu gesto representa apoio à democracia. “Nossas discussões com a liderança de Taiwan reafirmam nosso apoio ao nosso parceiro e promovem nossos interesses compartilhados, incluindo o avanço de uma região do Indo-Pacífico livre e aberta”, escreveu na rede social.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link