Chuvas deixam vazão das Cataratas do Iguaçu três vezes acima do normal; veja VÍDEOS

Atualizado em 6 de maio de 2024 às 14:18
Cataratas do Iguaçu registraram aumento no volume d´água no sábado. Foto: Reprodução

A vazão das Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, subiu no último fim de semana e está a um nível três vezes acima do normal. Segundo o monitoramento hidrológico automático da Copel (Companhia Paranaense de Energia), o volume chegou a 8,3 milhões de litros por segundo no sábado.

Nesta segunda (6), a vazão está pouco mais de três vezes acima do normal, com a 5 milhões de litros de água por segundo. O volume registrado no sábado, de 8,3 milhões, é quase seis vezes acima da vazão considerada normal, de 1,5 milhão de litros de água por segundo.

O aumento da vazão ocorre por conta das chuvas ao longo do leito do Rio Iguaçu, que nasce próximo a Curitiba (PR) e segue até o oeste do estado, passando por quedas que ficam entre Argentina e Brasil.

A vazão aumentou aos poucos ao longo do fim de semana, passando de 2,01 milhões para 2,38 milhões às 3h e chegando a 5,25 milhões às 8h. O ápice ocorreu às 18h no sábado, beirando 8,4 milhões e descendo nas próximas horas e no domingo.

Em outubro de 2023, o local registrou a vazão acima acima da média mais recente, ultrapassando 16 vezes o fluxo normal e chegando a mais de 24 milhões de litros de água por segundo.

Veja vídeos registrados no último fim de semana:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.