Chuvas devastadoras deixam 2 mortos e trazem caos a 45 cidades no RS

Atualizado em 18 de novembro de 2023 às 22:32
Enchentes são registradas no Rio Grande do Sul. Foto: Reprodução

As intensas chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde sexta-feira resultaram em uma série de tragédias, incluindo a queda de pontes, a evacuação de famílias e o bloqueio de estradas em ao menos 45 cidades do estado. Na cidade de Gramado, duas pessoas perderam a vida, vítimas do desabamento de uma residência.

A situação mais crítica concentra-se nas regiões da Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre e no Vale do Taquari, que já havia sido atingido por um ciclone extratropical em setembro, causando mais de 50 mortes.

O governador Eduardo Leite emitiu um alerta para os residentes do Vale do Taquari, que enfrentam a elevação do rio, instando-os a deixar suas casas e buscar locais seguros. O Rio Taquari atingiu a marca de 25,04 metros em Lajeado, ultrapassando a cota de inundação, resultando na retirada de pelo menos 30 famílias de suas residências.

As ruas de Gramado permanecem alagadas desde a madrugada, com o resgate de três pessoas após o desmoronamento de uma casa. Infelizmente, duas mulheres não resistiram. Além disso, um motorista está desaparecido devido a um alagamento na Serra do RS, enquanto milhares de moradores ficaram sem energia elétrica.

Duas pessoas morreram em Gramado. Chuvas causaram estragos em pelo menos 45 cidades. Foto: Reprodução

A situação crítica se estende por diversas rodovias estaduais e federais, com inundações e deslizamentos de terra. Em Caxias do Sul, a prefeitura decretou estado de emergência após a queda da cobertura do Parque de Rodeios de Vila Oliva, resultando em uma pessoa ferida. Em Igrejinha, 40% da cidade foi afetada, principalmente o centro, devido à transbordamento do Rio Paranhana.

Em meio a esse cenário, o Corpo de Bombeiros realiza buscas por um motorista desaparecido na Serra do RS. A população enfrenta não apenas a devastação causada pelas chuvas, mas também os impactos nas estradas e na infraestrutura elétrica, destacando a necessidade urgente de ações coordenadas para minimizar os danos e proteger a vida dos residentes.

MetSul alerta para enchentes históricas

Um alerta emitido pela agência meteorológica MetSul no último sábado (18) ainda alertou sobre uma iminente “cheia histórica” do rio Uruguai, que passa pelo noroeste e pela fronteira oeste do estado. O nível do rio, que já atingiu 19,20 metros no lado argentino, continua a subir, intensificando-se com a previsão de mais chuvas nos próximos dias.

A MetSul insta a população a iniciar imediatamente o planejamento para a retirada de seus pertences diante da rápida e acentuada elevação das águas. Itapiranga; Iraí; Porto Mauá; Barra do Guarita; São Borja; Itaqui e Uruguaiana estão entre os municípios que podem ser impactados com a cheia.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link