Ciclone deixa mais de 2,5 mil mortos e 10 mil desaparecidos na Líbia

Atualizado em 12 de setembro de 2023 às 12:37
Ciclone Daniel deixa mais de 2,5 mil mortos na Líbia. Foto: reprodução

Um ciclone mediterrâneo atingiu a cidade de Derna, localizada no leste da Líbia, no último domingo (10), deixando, até o momento, mais de mil corpos encontrados e mais de 10 mil pessoas continuam desaparecidas, segundo o Crescente Vermelho, equivalente à Cruz Vermelha em países de maioria islâmica. A estimativa é de que o número de mortes já tenha passado de 2,5 mil.

O ministro da Aviação Civil e membro do Comitê de Emergência criado após as enchentes, Hichem Chkiouat, afirmou que “25% da cidade desapareceu”. Ele relatou que muitos edifícios desabaram, e os corpos das vítimas estão espalhados por toda parte, desde a água até os vales e sob os destroços dos edifícios.

Derna, com uma população de aproximadamente 125 mil habitantes, foi severamente afetada pela tempestade, que causou inundações em suas ruas, destruiu casas e edifícios, virou carros e arrastou moradores. A força da água também resultou na destruição de barragens na região, agravando ainda mais a situação.

Antes de atingir a Líbia, o ciclone Daniel já havia causado estragos na Grécia, Turquia e Bulgária. A Líbia solicitou ajuda internacional para lidar com a devastação, e países como os Estados Unidos e a Turquia responderam enviando suprimentos e assistência.

Embora o ciclone Daniel tenha perdido parte de sua força após passar pela Líbia, ele agora se dirige ao Egito, e as autoridades já estão em alerta devido às condições meteorológicas instáveis previstas. Espera-se chuva moderada a forte, trovoadas, ventos fortes capazes de levantar poeira e areia e temperaturas elevadas nas próximas dias, especialmente nas regiões oeste e noroeste do Egito, incluindo Alexandria e o Cairo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link