Ciclone deixa rastro de destruição no RS e se aproxima do Sudeste; veja VÍDEOS

Atualizado em 4 de setembro de 2023 às 15:38
Bombeiros resgatam moradores ilhados em Passo Fundo (RS), na manhã desta segunda (4). Foto: reprodução/CBMRS/7bbm

A formação de um ciclone extratropical sobre o litoral sul do Brasil vem provocando chuvas intensas e tragédias no estado do Rio Grande do Sul desde o final de semana. Devido ao clima, quatro mortes foram registradas nesta segunda-feira (4). Até o momento, 21 municípios gaúchos relataram danos devido às condições climáticas adversas.

O fenômeno meteorológico deve se deslocar pelo oceano Atlântico e atingir a região Sudeste do Brasil nesta terça-feira (5), segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São Paulo já se prepara para a chegada do ciclone, que deve trazer pancadas de chuva e rajadas de vento persistentes até sexta-feira (8).

As áreas mais afetadas até agora estão localizadas no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, que estão em alerta vermelho para tempestades até as 18h desta segunda-feira, segundo o Inmet. Isso significa que essas regiões enfrentam “grande perigo”, com previsão de chuvas de 50 mm a 100 mm por dia, rajadas de vento intensas (entre 60 e 100 km/h) e possibilidade de queda de granizo. Há também risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, danos às plantações, quedas de árvores e alagamentos.

Outras áreas da região Sul, assim como partes de Mato Grosso do Sul, estão em alerta laranja, indicando “perigo”. São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais estão, por enquanto, em alerta amarelo, que sinaliza “perigo potencial”.

A cidade de Porto Alegre já sofre com chuvas fortes desde domingo (3) e, segundo as previsões, deve superar o volume de chuvas esperado para todo o mês de setembro até quarta-feira (6).

No Rio Grande do Sul, a primeira morte registrada ocorreu em Mato Castelhano, um município com 2.553 habitantes localizado na região norte do estado. Segundo os bombeiros, o rio Piraçucê transbordou e arrastou um veículo na área rural da cidade por volta das 5h desta segunda-feira. Uma das pessoas conseguiu escapar da correnteza, mas um homem de 41 anos foi encontrado sem vida no rio.

A segunda morte ocorreu por volta das 9h em Passo Fundo, no bairro Entre Rios, que está alagado. A vítima teria sido atingida por uma descarga elétrica e foi socorrida e hospitalizada, mas não resistiu. A Defesa Civil do RS ainda não divulgou informações detalhadas sobre a vítima.

A cidade de Passo Fundo, na região nordeste do estado, é uma das mais afetadas pelas chuvas, com um acumulado de 291,6 mm de chuva desde sexta-feira (1º), bem acima da média esperada para o mês, que é de 165 mm.

Outras duas mortes ocorreram em Ibiraiaras, também na região nordeste, onde um casal tentou atravessar uma ponte no interior do município de carro e foi arrastado pela correnteza. A Defesa Civil informou que a cidade tem 30 pessoas desabrigadas.

A Polícia Rodoviária Federal reportou pelo menos quatro incidentes relacionados às chuvas em rodovias federais no RS na manhã desta segunda-feira. A BR-470 está bloqueada devido a uma queda de barreira entre Lagoa Vermelha e André da Rocha. Na BR-285, em Carazinho, houve um deslizamento de terra que atingiu o acostamento, e em Caseiros, a água cobre a pista. Na BR-116, uma árvore caiu entre Vacaria e Campestre da Serra, interrompendo o tráfego em meia pista.

Veja alguns vídeos compartilhados nas redes sociais:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link