Ciclone traz ar frio com geada pro Sul, eleva o Guaíba e leva chuva a SP

Atualizado em 30 de setembro de 2023 às 18:34
Ciclone extratropical na costa de Buenos Aires hoje de manhã. Foto: NOAA

Um ciclone extratropical na costa da Argentina impulsiona ar frio para o Rio Grande do Sul com vento do quadrante Sul que eleva o nível do Guaíba. O ar frio vai trazer formação de geada no começo da semana em algumas cidades e ainda movimenta uma frente fria que levará chuva ao Centro do Brasil.

A imagem de satélite do GOES-16 do final da manhã deste sábado mostrava uma grande espiral de nuvens, que é característica de um ciclone, posicionada a Leste da província argentina de Buenos Aires e ao Sul da foz do Rio da Prata, sobre o Oceano Atlântico.

Dados do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) indicavam os efeitos deste ciclone na chamada costa atlântica da província de Buenos Aires. A estação situada no aeroporto do Balneário de Mar del Plata indicava na manhã deste sábado muitas nuvens e frio abaixo de 10ºC, mas sem vento intenso.

As cidades de Montevidéu e Buenos Aires, que estão próximas ao centro do ciclone, não registravam tampouco vento forte, mas, assim como Mar del Plata, estavam com marcas muito baixas para o horário em se tratando do último dia do mês de setembro.

Conforme os boletins meteorológicos de aviação, a temperatura às 11h da manhã era de apenas 11ºC no Aeroporto Internacional de Ezeiza (Grande Buenos Aires) e de 13ºC no Aeroporto Internacional de Carrasco (área metropolitana de Montevidéu). A tendência é que este ciclone extratropical no Atlântico Sul, que está longe de ser intenso, movimente-se neste início de semana no sentido Leste-Nordeste, mas em nenhum momento vai alcançar a área continental do Sul do Brasil.

Ciclone impulsiona ar frio e trará geada

O ciclone na costa da Argentina impulsiona ar mais frio para o Rio Grande do Sul neste fim de semana, o que vai manter a temperatura amena para esta época do ano. O ar frio terá maior influência na zona Sul do estado gaúcho.

Os mapas do modelo canadense de probabilidade de geada indicam a chance de ocorrência do fenômeno neste domingo e na segunda-feira. Cidades da Serra do Sudeste, como Pinheiro Machado e Pedras Altas, assim como municípios da fronteira com o Uruguai e da Campanha, têm maior probabilidade de ocorrência de geada.

As mínimas neste domingo e na segunda vão ficar entre 3ºC e 5ºC em várias localidades da fronteira com o Uruguai, Campanha e o Sul gaúcho. Na terça-feira, estas áreas do Rio Grande do Sul ainda devem ter frio com marcas ao redor de 5ºC. Ar seco e tempo mais aberto contribuirão para a queda maior da temperatura no Sul gaúcho.

Na região mais fria do estado, os Campos de Cima da Serra, a influência do ar frio será muito menor. Além de maior nebulosidade, a atmosfera deve se resfriar menos que no Sul, que estará mais próximo do pequeno bolsão de ar gelado. O amanhecer da segunda será mais frio na região com mínimas de um dígito.

As madrugadas de segunda e terça devem ser frias para outubro em Porto Alegre e na região metropolitana. A capital deve ter mínimas ao redor de 8ºC a 10ºC na estação do Jardim Botânico, mas que pode cair a 6ºC ou 7ºC no Sul da cidades. Setores da Grande Porto Alegre podem anotar 5ºC a 7ºC nas duas madrugadas.

Vento sul eleva o Guaíba

MetSul alerta que o Guaíba volta a subir neste fim de semana com o ingresso da massa de ar frio que faz o vento virar para o quadrante Sul no Norte da Lagoa dos Patos, gerando represamento. Vento Sul soprará em parte deste sábado, amanhã e ainda na segunda.

Ciclone na costa da Argentina gera vento Sul na Lagoa dos Patos. Foto: METSUL

Enfatizamos que não se projeta, porém, que o Guaíba atinja cotas tão extremas como as do meio da semana, quando chegou a 3,18 metros no maior nível desde 1941. Na manhã deste sábado, conforme medições feitas na orla de Porto Alegre, o Guaíba havia subido 8 centímetros em relação à noite de ontem e voltava a superar a cota de 2,70 metros no Cais.

Frente fria associada ao ciclone alcança o centro do Brasil

A frente fria associada ao ciclone na costa argentina se desloca para Norte e traz chuva em vários pontos do Centro do Brasil neste fim de semana. Chove em grande parte do estado de São Paulo no domingo assim como no Rio de Janeiro e no Oeste, Centro e o Sul de Minas Gerais. A instabilidade alcança até de noite o Sul do Espírito Santo.

No Centro-Oeste, por sua vez, pancadas em vários pontos de Goiás e do Mato Grosso, mas isoladas durante o domingo. No Mato Grosso do Sul, a instabilidade será isolada e vai se concentrar principalmente perto de Goiás, São Paulo e o Mato Grosso.

A cidade de São Paulo tem um sábado de sol e nuvens, não se afastando chuva até o fim do dia. Já o domingo será de muitas nuvens e com registro de chuva. Na cidade do Rio de Janeiro, chuva amanhã. Em Belo Horizonte, sol e nuvens e calor. Não se afasta chuva na capital mineira na segunda metade do domingo. A influência da frente será maior na segunda que tende a ser chuvosa.

Originalmente publicado por MetSul

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link