Cidade de Santa Catarina adotará tarifa zero no transporte público a partir de março

Atualizado em 23 de fevereiro de 2023 às 21:48
O vereador de Garopaba-SC, Jean Ricardo (PSB), e a conquista da tarifa zero na cidade.

O município de Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina, passará a contar com a gratuidade na passagem de ônibus a partir do dia 1° de março. A proposta de tarifa zero foi sugerida pelo vereador Jean Ricardo, do PSB, que lutava pela medida há anos. A cidade fica a 71km de Florianópolis, tem cerca de 30 mil habitantes e será a terceira a adotar a política no Estado.

O custeio da tarifa zero será por meio de subsídio. A concessionária Expresso Garopaba receberá R$ 10,39 por km rodado e terá que disponibilizar um sistema de controle de passageiros e quilometragem, além de respeitar os horários e itinerários definidos. A relação entre a empresa e a prefeitura era problemática: as duas partes travavam uma acirrada disputa judicial sobre o pagamento de subsídios. A implementação do programa, por tanto, também é uma forma de resolver a questão.

A tarifa zero é defendida por especialistas como uma forma de garantir o direito da população ao transporte público. Muitas vezes, a catraca limita o acesso de pessoas economicamente vulneráveis a outros direitos básicos, como ao hospital, à escola e até na saída para a procura de emprego. A gratuidade da passagem de ônibus também é uma maneira de desestimular o uso de veículos privados, melhorando a mobilidade urbana e reduzindo a emissão de poluentes.

O vereador Jean Ricardo, único de esquerda na Câmara de Garopaba, lutava pela medida desde o início do seu mandato. Nos últimos meses, ele promoveu debates sobre a possibilidade da tarifa zero e conversou sobre o tema com estudiosos e políticos, convencendo o prefeito Júnior Abreu (PP) a adotar a política.

“A proposta incentiva o uso do ônibus como um modal importante para melhorar o tráfego nas vias. Isso já acontece em centros urbanos fora do país e em alguns municípios do Brasil. A população se vê cerceada de seu direito ao transporte com qualidade e, por consequência, os direitos à educação, à saúde, à cultura, ao lazer e a outros ficam restringidos por uma tarifa”, pontuou o vereador ao DCM. “A gratuidade da passagem é o caminho que está sendo adotado como solução para os problemas de mobilidade urbana em várias cidades do mundo. Garopaba entrará para história”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link