Cientista política é condenada a indenizar Dilma por fake news

Atualizado em 28 de janeiro de 2022 às 9:55
Susana Ribeiro Moita que atacaou Dilma
Susana Ribeiro Moita – Foto: Reprodução

Uma cientista política foi condenada a pagar R$ 30 mil por danos morais para a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), diz Isadora Teixeira no site Metrópoles. Ela foi condenada por postar fake news no Instagram.

LEIA MAIS:

1; Eleições: Governadores tentam afastar policiais de Bolsonaro

2; VÍDEO – Bolsonaro confessa que não teve caixa-preta no BNDES: “Tudo foi legal”

3; Fã de Olavo de Carvalho, promotora é processada por publicações antivacina

Quem é a cientista política condenada por fake news contra Dilma?

4ª Vara Cível de Brasília, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), condenou Susana Ribeiro Moita a indenizar a ex-presidente por ter publicado informação de que Dilma foi autora do homicídio do soldado Mário Kozel Filho, há 50 anos.

Em publicação de agosto de 2021, Susana usou hashtags para fazer críticas ao PT e chamar Dilma de “anta”, “lixo”, “terrorista”, “burra”, “malandra” e “bandida”.

Juiz Giordano Resende Costa escreveu, na sentença publicada na quinta-feira (27/1), que “a internet não é terra sem lei”. “O curioso é que as pessoas não têm coragem de gritar em praça pública impropérios, pois se sentem constrangidas e têm consciência do erro no comportamento, mas se transformam, quando ficam atrás de uma tela, pois confiam no anonimato e/ou na dificuldade de identificação”, disse.

O juiz também destacou que, em razão do grau de escolaridade e da formação universitária, a ré “tem conhecimento da repercussão que a falsa notícia causa à vida do ofendido, bem como, de sua disseminação em razão do destaque sensacionalista dado à publicação”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link