Cientistas descobrem nova espécie de mamífero no Peru

Atualizado em 10 de março de 2024 às 21:37
Nova espécie descoberta no Peru. Foto: Divulgação/ SERNANP

Uma nova espécie de cervídeo, o Pudella carlae, foi recentemente descoberta no norte do Peru. Esta descoberta marca a primeira identificação de uma nova espécie de cervo nas Américas em 60 anos e a primeira no século XXI em todo o mundo.

Anteriormente, acreditava-se que apenas duas espécies de pudu existiam: o Pudu puda e o Pudu mephistophiles. No entanto, a pesquisa realizada pela Divisão de Mastozoologia do Centro de Ornitologia e Biodiversidade do Peru revelou a existência de uma terceira espécie, o Pudella carlae.

A nova espécie foi avistada no sudeste da depressão de Huancabamba, no norte do Peru, onde habita de forma endêmica. Uma das diferenças distintivas entre o Pudella carlae e outras espécies de pudu é sua aparência física.

O Pudella carlae é maior em tamanho, tem pelagem mais escura e o formato das orelhas difere das outras espécies de pudu. Além disso, análises genéticas revelaram diferenças significativas entre os dois tipos de pudu, o que justifica sua classificação como espécies separadas.

A nova espécie Pudella carlae. Foto: Divulgação/ SERNANP

A descoberta foi resultado de estudos conduzidos pelo Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas do Estado do Peru (Sernanp), liderados pelo cientista peruano Javier Barrio.

Os pesquisadores também optaram por nomear a nova espécie em homenagem à cientista Carla Gazzolo, que contribuiu para a pesquisa sobre esses animais.

Sob a nomenclatura proposta, o Pudella carlae é comumente conhecido como pudu das selvas peruanas, devido à sua localização e habitat predominante.

Essa descoberta não apenas destaca a importância da conservação da biodiversidade, mas também ressalta a necessidade contínua de pesquisas para compreender melhor as espécies que habitam regiões ameaçadas e os dados obtidos são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias eficazes de conservação e gestão ambiental.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link