Cinco anos após fracasso de novela, atriz detona a TV Globo

Atualizado em 5 de novembro de 2018 às 10:02
Rodrigo Simas e Christiana Ubach em cena de Além do Horizonte, um dos grandes fracassos da Globo. Foto: ALEX CARVALHO/TV GLOBO

Luciano Guaraldo do site Notícias da TV informa que, há cinco anos, a Globo estreava Além do Horizonte, um dos maiores fracassos da história da dramaturgia na faixa das sete. Para a atriz Christiana Ubach, que interpretou a Paulinha na novela, parte do flop se deve à própria emissora. “Foi uma alternativa para o público. Mas faltou pulso para bancar essa investida no novo”, detona.

A trama de Marcos Bernstein e Carlos Gregório, de fato, estava à frente do seu tempo. Misturava elementos de mistério, dignos da série Lost (2004-2010), com monstros sobrenaturais e até uma sociedade secreta escondida na Amazônia.

Os protagonistas eram Lili (Juliana Paiva), Rafa (Vinicius Tardio) e William (Thiago Rodrigues), que se encontravam por acaso enquanto buscavam pessoas que tinham desaparecido misteriosamente. Paulinha era a namorada de Rafa, que havia sumido ao partir em busca da felicidade.

Mas o público não comprou a história de suspense sobrenatural: os 155 capítulos tiveram média de 19,7 pontos na Grande São Paulo, bem abaixo da meta de 30 pontos que a Globo tinha definido para novelas das sete na época. Assim que a audiência começou a cair, vieram as alterações na novela.

“Foi uma mexeção do caramba. Fizeram muita pesquisa de público, mudaram todo o norte da coisa. E isso afetou completamente o nosso trabalho, imagina. Como novela é obra aberta, mexer demais faz diferença até na sua saúde mental. Então você não pode deixar que tudo isso afete a sua vida”, lembra Christiana.