Brasil

Cinemateca se mobiliza contra tentativa de Bolsonaro de levar acervo para Brasília. Por Gabriel Valery

Foto: reprodução/cinemateca

Publicado originalmente no site da Rede Brasil Atual (RBA)

POR GABRIEL VALERY

O governo Bolsonaro mantém indefinido o imbróglio em relação ao futuro da Cinemateca Brasileira. Abandonada desde o fim do ano passado, a instituição virou um campo de batalha ideológica pelos bolsonaristas. A mais nova investida anunciada pelo governo é a transferência do acervo, o maior do tipo na América Latina de São Paulo para Brasília, de acordo com reportagem da Revista Veja. Os trabalhadores e a comunidade denunciam o risco, com a transferência, do aparelhamento da instituição.

Os ataques contra a Cinemateca começaram no fim do ano passado, quando o então ministro da Educação, Abraham Weintraub, suspendeu o repasse de verbas públicas, após promover ataques ideológicos sem conexão com a realidade, chamando o local de “marxista”, entre outros chavões dos radicais de extrema-direita.

Na realidade, a Cinemateca abriga 120 anos de história audiovisual brasileira. Estão ali registros cinematográficos de diferentes períodos do país, retratos da memória e da construção da identidade nacional.

O abandono promovido por Bolsonaro ameaça a instituição de colapso. Trabalhadores estão sem salários há mais de três meses. Faltam recursos para manter os equipamentos de prevenção a incêndios e segurança. Nem mesmo a conta de eletricidade está sendo paga em dia. Muito do material ali armazenado, especialmente rolos de filmes, são compostas por substâncias que, sem climatização correta, pode, entrar em combustão espontânea.

A prefeitura e a Câmara dos Vereadores de São Paulo intervieram e verbas emergenciais foram repassadas, como doação, para a Cinemateca pagar encargos básicos de manutenção. A ação desagradou o governo federal, que agora anuncia a transferência do acervo. Entretanto, o contrato que rege a ligação entre a Cinemateca e a União sequer permite a mudança.

O contrato, de 1984, também prevê autonomia financeira, administrativa e técnica, o que vai de encontro com a intenção de transformar a instituição em um “bunker” olavista, seguindo a ideologia extremista do “guru” da família Bolsonaro, o auto-declarado filósofo Olavo de Carvalho.

Mobilizações

Questões contratuais sobre a função e a independência da Cinemateca já foram alvos de uma ação do Ministério Público Federal contra a União. No instrumento, o órgão exige cuidados emergenciais com o acervo e as instalações. Também determina o retorno dos repasses financeiros para a fundação mantenedora (Roquette Pinto), por um ano, para restabelecimento das atividades.

O movimento em defesa da Cinemateca veio após uma intensa agenda de mobilização dos trabalhadores e da população. Após dias de greve e de atos para sensibilizar a sociedade sobre o cenário delicado, hoje (21), mais uma manifestação foi realizada, agora em frente à sede da prefeitura na região central da capital paulista.

“Trabalhadores da Cinemateca reivindicam salários, uma definição, a inclusão dos trabalhadores, do corpo técnico. Queremos continuar trabalhando na Cinemateca. Vamos para quatro meses sem salário. Queremos a permanência da Cinemateca em São Paulo, permanência do quadro técnico especializado. O acervo corre risco, toda a instituição e os trabalhadores correm risco”, afirmaram os trabalhadores durante o ato.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Lula garante força tarefa do governo federal para reconstrução do RS após temporais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo federal vai destacar…

7 minutos ago

Fake news: Governo Lula não pagou por show de Madonna

O governo federal desmentiu informação falsa, que vem sendo compartilhada em redes sociais, de que teria patrocinado…

2 horas ago

Quase 850 mil são atingidos diretamente por catástrofe no RS

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem…

2 horas ago

Dono de Mercedes que tirava racha, matou 2 e deixou bebê paraplégico vive impune

O acidente na Rodovia Imigrantes, em 2018, deixou um rastro de destruição e dor para…

3 horas ago

Com mensagem do Papa e visitas de Lula, RS registra 78 mortos após tragédia

O Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia sem precedentes, com 78 mortos e 105…

3 horas ago

Governo federal reconhece calamidade pública em 336 municípios do RS

O Governo Federal reconheceu calamidade pública em 336 municípios do Rio Grande do Sul devido…

4 horas ago