Ciro abandona a política e volta a ser advogado após sequência de fracassos

Atualizado em 1 de março de 2024 às 13:26
Ciro Gomes decidiu se afastar da política e atuar como advogado após derrotas nas eleições e crise no PDT. Foto: Reprodução

Em meio a briga no PDT e após sucessivas derrotas em eleições, Ciro Gomes decidiu abandonar a política e anunciou que voltará a atuar como advogado. Ele, que teve seu pior desempenho em disputas presidenciais em 2022, afirmou que vai trabalhar em sua carreira de formação.

“Feliz de poder me associar como colaborador ao escritório Porto Advogados com história de mais de 80 anos e muito serviço prestado ao Brasil”, anunciou Ciro nesta quarta (28). A decisão ocorre depois de romper com o irmão, Cid Gomes, com quem teve uma briga que gerou um racha no partido, gerando debandada de filiados.

Em 2023, a tensão aumentou dentro do partido, com Ciro querendo ser oposição ao governo Lula e Cid interessado em fazer parte da base da gestão petista. Em outubro, eles tiveram uma discussão acalorada durante encontro partidário no Rio de Janeiro e quase se envolveram em um confronto físico.

Ciro já foi candidato à Presidência quatro vezes, com 11% dos votos em 1998, 12% em 2002, 12,5% em 2018 e tendo seu pior desempenho em 2022, quando conquistou apenas 3% do total de votos.

Ele vinha ensaiando um abandono da carreira política desde o ano passado. Em entrevista à GloboNews em dezembro de 2023, ele afirmou que “dificilmente” voltaria a fazer parte de uma disputa eleitoral. “De repente senti: ‘Caramba, tô fazendo isso sozinho’. E em nome de quê? Tenho êxito na política, só não consegui ser presidente do Brasil. Deus não quis”, afirmou na ocasião.

Ciro Gomes já foi governador, deputado federal e estadual pelo Ceará, prefeito de Fortaleza (CE), além ministro da Fazenda entre 1994 e 1995 e da Integração Nacional entre 2003 e 2006.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link