Ciro agride Lula e pede debate: “Você só considera amigo você próprio”

Atualizado em 19 de maio de 2021 às 15:18
CIRO GOMES E LULA. FOTOS: EVARISTO SÁ/AFP E FILIPPO MONTEFORTE/AFP

O ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, continua em sua campanha para disputar as eleições de 2022 como um candidato antipetista. E dessa vez ele resolveu reagir ao ex-presidente Lula, do PT.

LEIA – Ciro Gomes inclui economista liberal em equipe de pré-campanha para 2022

Luiz Inácio Lula da Silva postou o seguinte no Twitter:

LEIA MAIS – Novo filmete do PDT mostra Joe Biden como o Ciro Gomes dos EUA

“Eu gostei da entrevista do FHC. Sempre tivemos uma disputa civilizada. Ele me conhece bem, conhece o Bolsonaro. Fico feliz que ele tenha dito que votaria em mim e eu faria o mesmo se fosse o contrário. Ele sempre foi um intelectual e sabe que não dá pra inventar uma candidatura.

Eu adoraria dizer que o Ciro é um amigo. Mas infelizmente ele não quer. Mas eu aprendi uma teoria com a minha mãe Dona Lindu: quando um não quer, dois não brigam. Não farei jogo rasteiro”.

Ciro respondeu essas ponderações da seguinte forma:

“Lula, não é que você não queira brigar. É que para isso você usa bajuladores e seu gabinete do ódio. O que você não quer é debater o país, os projetos, as coisas que o PT fez no poder. Então você reduz a política a uma briga de amigos, a afetos. O povo brasileiro não merece isso.

Estamos vivendo a maior crise de nossa história, temos que debater problemas e diferentes projetos com seriedade. Quero brigar contra a corrupção, a desindustrialização que você promoveu, a desigualdade que você manteve, os juros que seu governo pagou.

Mesmo porque, eu não gostaria de tratar você como amigo. Todo mundo sabe que você só considera amigo uma única pessoa no mundo: você próprio. Eu quero, sim, tratá-lo como oponente, em uma disputa política de alto nível, em torno de ideias, propostas, projetos e fatos.

Lembro: Você é o responsável pela tragédia do desastrado Bolsonaro. Ou você assume que 70% dos eleitores de SP, RJ, MG, Sul, Norte e Centro Oeste que votaram no Bolsonaro são fascistas e gado como sua corte chama?

Respeite a inteligência do povo brasileiro, Lula. Quais são suas novas ideias? Qual seu verdadeiro projeto de nação? Se existir, aceito confrontá-los civilizadamente com o meu. Debato em qualquer dia, hora, meio ou território. Vamos debater o Brasil, não afetos pessoais”.