Ciro erra e perde votos para Bolsonaro ao atacar Lula, dizem membros da campanha

Atualizado em 12 de setembro de 2022 às 12:20
Ciro Gomes

O Datafolha indicou uma tendência de migração de votos de Ciro Gomes (PDT) para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a campanha do pedetista, ficou bem claro que essa perda tem como explicação os ataques feitos ao ex-presidente Lula (PT).

De acordo com a pesquisa divulgada na sexta-feira (9), o petista segue liderando com 44%, à frente de Bolsonaro, que subiu de 32% para 34%, e Ciro, com 7%, dois pontos percentuais a menos do que no levantamento da semana anterior.

A postura adotada por Ciro tem o objetivo de conquistar votos entre o eleitorado mais conservador e antipetista. Diante disso, o pedetista tem feito frequentes ataques ao ex-presidente, de quem já foi aliado, e lembrado dos casos de corrupção envolvendo Lula e o PT.

O pedetista é visto também como um “plano B”, tanto por apoiadores de Lula quanto de Bolsonaro. No entanto, ele parece estar perdendo seus eleitores mais alinhados com a direita, ao invés de atrair os do presidente, de acordo com o jornal O Globo.

Segundo aliados, dificilmente Ciro mudará de postura. Ele deve continuar os ataques a Lula, mesmo que isso cause a migração de eleitores ciristas para Bolsonaro.

Um dos motivos citados por interlocutores para que Ciro mantenha o tom elevado contra Lula é a mágoa que o pedetista sente do ex-aliado desde 2018. Ele gostaria que Lula o tivesse apoiado naquele ano, já que o ex-presidente estava impedido de concorrer por questões judiciais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.