Ciro erra e perde votos para Bolsonaro ao atacar Lula, dizem membros da campanha

Atualizado em 12 de setembro de 2022 às 12:20
Ciro Gomes

O Datafolha indicou uma tendência de migração de votos de Ciro Gomes (PDT) para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a campanha do pedetista, ficou bem claro que essa perda tem como explicação os ataques feitos ao ex-presidente Lula (PT).

De acordo com a pesquisa divulgada na sexta-feira (9), o petista segue liderando com 44%, à frente de Bolsonaro, que subiu de 32% para 34%, e Ciro, com 7%, dois pontos percentuais a menos do que no levantamento da semana anterior.

A postura adotada por Ciro tem o objetivo de conquistar votos entre o eleitorado mais conservador e antipetista. Diante disso, o pedetista tem feito frequentes ataques ao ex-presidente, de quem já foi aliado, e lembrado dos casos de corrupção envolvendo Lula e o PT.

O pedetista é visto também como um “plano B”, tanto por apoiadores de Lula quanto de Bolsonaro. No entanto, ele parece estar perdendo seus eleitores mais alinhados com a direita, ao invés de atrair os do presidente, de acordo com o jornal O Globo.

Segundo aliados, dificilmente Ciro mudará de postura. Ele deve continuar os ataques a Lula, mesmo que isso cause a migração de eleitores ciristas para Bolsonaro.

Um dos motivos citados por interlocutores para que Ciro mantenha o tom elevado contra Lula é a mágoa que o pedetista sente do ex-aliado desde 2018. Ele gostaria que Lula o tivesse apoiado naquele ano, já que o ex-presidente estava impedido de concorrer por questões judiciais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link