Ciro Gomes bate o martelo e decide se voltará ao PSDB; confira

Atualizado em 17 de julho de 2025 às 9:46
Ciro Gomes, ex-candidato à Presidência da República – Foto: Reprodução

Na segunda-feira (14), Ciro Gomes sinalizou sua saída do PDT e retorno ao PSDB durante encontro com a cúpula tucana em Brasília. Na reunião, realizada na casa do deputado Adolfo Viana (BA), estiveram presentes o ex-senador Tasso Jereissati, o presidente do PSDB, Marconi Perillo, e o deputado Aécio Neves (MG). O ex-presidenciável, na ocasião teria avisado que sua filiação ao PSDB está “decidida” e adiantou planos para 2026.

O ex-ministro pretende disputar novamente o governo do Ceará, cargo que ocupou na década de 1990. Ciro deixou claro que sua meta é “desalojar o PT” do poder no estado e que já iniciou articulações para a troca de partido. Ainda de acordo com interlocutores, ele afirmou que outros membros do PDT também devem acompanhá-lo na mudança.

A conversa com os líderes tucanos seria realizada apenas em agosto, mas foi antecipada a pedido de Jereissati, que viaja nos próximos dias.

O ex-senador Tasso Jereissati – Foto: Reprodução

A filiação formal ao PSDB ainda não tem data definida, mas deve ocorrer entre agosto e setembro. A estratégia da sigla é fortalecer sua presença no Ceará, apostando na popularidade regional de Ciro.

Nos bastidores, há expectativa de que a entrada do político reacenda o protagonismo do PSDB na região, já que o partido perdeu força nos últimos ciclos eleitorais.